As confecções do polo friburguense de moda íntima têm a oportunidade de mostrar para potenciais compradores todo o talento e a qualidade das peças fabricadas aqui. Desde o último domingo, 26, pelo menos quatro confecções de Nova Friburgo participam do Moda Rio Negócios. A primeira rodada do evento que vai até 6 de abril ocorre em Brasília, Recife e Ribeirão Preto-SP. No segmento de lingerie, participam a Lalie Lalou, Suspiro Íntimo e Lia Lou. Já no segmento fitness, a CCM representa a cidade. O Moda Rio Negócios também conta com representantes do vestuário masculino e feminino, acessórios, moda praia e joias folheadas e bijuterias, incluindo fornecedores de badaladas grifes.
“Nossa intenção é apoiar as empresas na geração de negócios promovendo o acesso a diferentes mercados. O Moda Rio reúne produtos de alta qualidade e diferenciados, com design e valor agregado. É uma ótima oportunidade para as empresas de Nova Friburgo firmarem parcerias comerciais para que seus produtos sejam vendidos em várias partes do Brasil, movimentando a economia e desenvolvendo o setor”, observou a coordenadora de moda da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Ana Carla Torres. A entidade é promotora do evento.
Além da possibilidade da conquista de novos lugares do país para se fazer negócios, as indústrias participantes do Moda Rio Negócios receberam consultorias especializadas em produtos de moda. Durante o salão de negócios nas três cidades, os empresários ainda podem participar das palestras: “A loja que vende – como vender mais no atual momento do varejo de moda”, com Silvio Chadad, e “Direcionamento criativo para o verão 2017/2018”, com Aldo Abreu.
A pujança da moda no Estado do Rio pode ser comprovada pelos números de exportações que totalizaram US$ 27,2 milhões em 2016. Nos grupos tecidos, confecção, calçados, bolsas e acessórios, o Rio apresentou o maior preço médio por quilo exportado dentre todos os demais estados. O preço médio por quilo da moda do Rio é 24% maior que o restante do país. No segmento de moda praia, por exemplo, desde 2012 o Estado do Rio se tornou o maior exportador do país ao ultrapassar São Paulo, que historicamente liderava o ranking. Desde então, mantém a primeira posição, aumentando sua participação nas vendas externas de 39% em 2011 para 47% em 2016. Nos últimos quatro anos, enquanto as exportações fluminenses da cadeia da moda recuaram, o segmento de moda praia teve aumento de 15% nas exportações, registrando US$ 5,1 milhões de vendas de produtos de moda praia em 2016.
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