Mobilização marca início da campanha de vacinação de idosos contra a gripe

Imunização prossegue até 9 de maio
terça-feira, 01 de abril de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Mobilização marca início da campanha de vacinação de idosos contra a gripe

A 10ª edição da campanha nacional de vacinação de idosos contra a gripe foi aberta no último sábado, 26, com grande mobilização em todo o país. Em Nova Friburgo o mutirão movimentou postos e unidades de saúde, que funcionaram em esquema especial. A iniciativa também tomou conta da Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde houve distribuição de salada de frutas, sucos e sanduíches aos idosos que foram se vacinar. Com o slogan “Não deixe a gripe derrubar você! Vacine-se”, a campanha pretende imunizar pelo menos 80% da população acima de 60 anos, segmento mais vulnerável a complicações da gripe e de outras doenças, que são evitáveis por vacinas. O prazo vai até 9 de maio. A estimativa é de que cerca de 15 mil idosos sejam vacinados em Nova Friburgo.

“Já tomei a vacina, já lanchei e estou protegida da gripe. Nós, da melhor idade, temos que ter cuidado redobrado com a saúde”, disse Dina Maria Libório. Bem disposta aos 83 anos, ela era uma das mais animadas no mutirão da praça. Tanto que pegou o microfone para convocar outros idosos que passavam pelo local.

O comerciante Hélio Rapozo, de 66 anos, não abriu mão de se vacinar na abertura da campanha. “Esta é a segunda vez que me vacino e preferi vir logo no primeiro dia. Assim, já estou protegido”, declarou, destacando a importância das iniciativas de prevenção a doenças.

Morador do Cordoeira, o aposentado Cláudio Guarald da Silva, 60 anos, também optou por se imunizar no início da campanha. “É a primeira vez que estou me vacinando e achei melhor vir neste sábado”, disse.

 

Vacina é segura e eficaz

Para evitar a gripe, a forma mais segura e eficaz é tomar a vacina, que leva cerca de duas semanas para fazer efeito e fornece proteção por um ano. É a melhor maneira de combater a gripe, já que antitérmicos e analgésicos só amenizam os sintomas, mas não curam nem abreviam a doença.

Não há risco de se contrair a doença através da inoculação da vacina, que é produzida a partir de fragmentos de vírus mortos. Estes vírus não são capazes de provocar a gripe, mas são suficientes para provocar uma reação do organismo, que produz defesas naturais contra a doença.

Em Nova Friburgo a vacina está disponível nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune (Suspiro), Tunney Kassuga (Olaria), Waldir Costa (Conselheiro Paulino) e nas unidades básicas de saúde do Cordoeira e de São Geraldo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade