Nova Friburgo não ficará de fora dos eventos pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que serão promovidos em todo o mundo nesta quinta-feira, dia 1º. A Pastoral da Aids, o Grupo Amigos da Vida (GAV) e o Programa de DST/Aids de Nova Friburgo prepararam uma programação especial para lembrar a data, instituída em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde como forma de despertar para a necessidade de prevenção da doença.
A partir das 8h será celebrada uma missa na Catedral de São João Batista, seguida de café da manhã. Das 9h às 13h, a programação prossegue na Praça Dermeval Barbosa Moreira com panfletagem sobre as formas de prevenção contra o vírus HIV e orientação sobre a importância da realização do teste de diagnóstico precoce da aids. Os testes rápidos estarão disponíveis gratuitamente para os interessados em dois locais: na Praça Dermeval e em uma sala da Catedral de São João Batista.
Vale destacar que nas quatro praças de pedágio da Rota 116 também haverá panfletagem e divulgação sobre a realização gratuita do teste da aids. “Este ano, a campanha nacional da Pastoral da Aids está voltada para conscientizar a comunidade sobre a importância de fazer o teste da aids mesmo sem ter os sintomas da doença. Queremos promover uma grande mobilização para que as pessoas incentivem as outras a fazerem o teste”, destaca a coordenadora da Pastoral, Ana Carolina Barbosa de Souza, que também preside o GAV.
Segundo Ana Carolina, cerca de 250 mil brasileiros convivem com o vírus HIV sem saber, pois nunca fizeram o teste da aids. “Grande parte da população nunca se testou e muitas pessoas recebem o diagnóstico quando já estão doentes. Por causa disso, 17% vão a óbito no primeiro ano do diagnóstico. Daí a importância do diagnóstico precoce que torna o tratamento mais eficiente, evita doenças oportunistas e garante mais qualidade de vida aos soropositivos”, explica ela, que convida toda a população para participar do evento desta quinta.
Deixe o seu comentário