O Ministro da Defesa Nelson Jobim proferiu, nesta segunda-feira, dia 25 de Abril, no Teatro João Theotônio, no campus Centro – Praça XV da Universidade Candido Mendes, Aula Magna sobre “A Construção do Consenso Internacional e as Estratégias para o Fortalecimento da Segurança e Estabilidade Globais”. Estavam presentes, entre outros, o Reitor Candido Mendes, o Vice-Reitor Antonio Luiz Mendes de Almeida, os Pró-Reitores Luiz Fernando Mendes de Almeida, Alexandre Gazé, Sérgio Pereira e os diretores de todos os campi.
Em suas primeiras palavras, o ministro foi enfático. “O Brasil não tem pretensão imperialista, não tem nenhuma pretensão territorial. Suas questões territoriais, de fronteira, foram todas resolvidas no fim do século XIX. A nossa posição é a constituição de forças com caráter eminentemente dissuasórias.” Além disso, Nelson Jobim afirmou que é interessante que esse tema seja discutido dentro do ambiente universitário, levando em consideração que a Universidade é o berço dos novos tomadores de decisão do país.
“É um momento crítico e histórico do cenário político mundial”, disse o Reitor Candido Mendes. “Nós assistimos o que seja uma política de segurança assentada sobre o futuro a médio e a longo prazo, desta condição mais do que planetária do que o espaço social que por mérito se define, e o ministro faz isso, eu diria também, em uma situação histórica”, que exalta a importância do Ministro para o Brasil, principalmente na história democrática, por conta do serviço de defesa à população e, também, pelo fato de ser um educador.
O Pró Reitor, professor Alexandre Gazé, afirmou que é importante a visita de um convidado com o conhecimento e a experiência do ministro Jobim. “Ele leva a palavra de uma pessoa que tem uma visão macro do Brasil para os alunos da nossa Universidade, o que é proveitoso para a vida acadêmica deles e um orgulho para nós, professores, gestores e funcionários da Candido Mendes. Hoje pudemos ouvir a pessoa mais importante do país na questão da segurança. Esta aula foi mais do que uma experiência extraclasse, mas uma lição para a vida”.
O professor Alexandre Gazé lembrou, com orgulho, que o ministro Nelson Jobim esteve no campus Friburgo, em 2001, para a inauguração do Núcleo de Prática Jurídica, que hoje funciona no campus Vilage, em novas instalações. E aproveitou a Aula Magna para fazer novo convite à unidade da Região Serrana, para que o ministro conheça o trabalho que atualmente vem sendo desenvolvido no campus friburguense.
O evento lotou o auditório. Na plateia estavam alunos, professores e os diretores de todos os campi. O ministro agradeceu a presença de todos e também ao fato de o professor Candido Mendes tê-lo feito o convite para ministrar esta aula. “É com satisfação que venho à Ucam fazer parte deste momento de diálogo com os alunos”. Seguido desta fala, o Reitor disse com orgulho que a Candido Mendes é agora a casa do ministro no Rio de Janeiro.
Ao final da aula, o Reitor Candido Mendes deu de presente ao ministro um tapete recheado de simbolismo. Os arcos e flechas dos índios desenhados no objeto representavam a defesa, assim como o ministério de Nelson Jobim. As cores representavam a alma brasileira e seu povo. Os traços fazem menção à geografia do Brasil. O presente fora dado com o intuito de que ele sempre lembre do povo quando estiver em seu gabinete. Em contrapartida, o ministro condecorou o Reitor com uma medalha de Honra e Mérito devido aos seus feitos no campo da educação.
Deixe o seu comentário