Diego Aguiar Vieira
O Ministério da Saúde lançou o Manual de Adesão ao Tratamento para pessoas vivendo com HIV e Aids. O material, com tiragem inicial de dez mil exemplares, será distribuído a serviços e ONGs que prestam assistência a pessoas com HIV/Aids. O objetivo é que seja usado por profissionais que atuam no setor, para que as atividades em adesão extrapolem a compreensão focada apenas nos medicamentos e ampliem suas ações – de forma compartilhada com os usuários – para fora dos espaços tradicionalmente utilizados.
O manual faz parte das ações da Campanha de Prevenção Posithiva e será encaminhado aos serviços de saúde que atendem a pessoas com HIV e Aids e organizações da sociedade civil. O conceito de prevenção posithiva faz parte de uma estratégia ampla, que envolve a prevenção, a adesão ao tratamento e a redução do estigma e do preconceito em relação às pessoas que vivem com HIV e Aids, entre outros itens.
Abordando questões como atenção integral e adesão em HIV/Aids, eventos adversos e interações, manejo e prevenção, ações e estratégias em adesão e momentos do tratamento, a publicação apresenta também situações específicas de especial atenção e de maior vulnerabilidade à adesão ao tratamento e exemplifica atividades que possam ser desenvolvidas para minimizar possíveis dificuldades.
Para Tereza Cristina Polo, enfermeira que trabalha no programa de DST/Aids de Nova Friburgo, é preciso estar atento ao tratamento, pois existem indivíduos com dificuldades na adesão dos remédios, o que acaba gerando oportunidade para que surjam infecções, impossibilitando a diminuição na carga de vírus.
Deixe o seu comentário