Ministério da Saúde lança campanha de combate a DSTs e aids

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Dayane Emrich

Carnaval é tempo de liberdade, "curtição”, alegria e nada de preocupação. Pelo menos, isso é o que muita gente pensa. Contudo, é preciso se cuidar para que o fim da festa não traga surpresas indesejáveis como a contaminação com as chamadas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ou mesmo uma gravidez indesejada. 

Para se ter ideia de como os números são alarmantes, segundo a Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizada em 2013 com 12 mil pessoas entre 15 e 64 anos, 93% dos moradores da Região Sudeste sabem que o uso de preservativos é a melhor forma de evitar DSTs, mas, mesmo assim, 46% admitiram não ter usado camisinha durante as relações sexuais nos últimos 12 meses. 

Outros dados mostram que, em comparação com pesquisas de anos anteriores, o uso dos preservativos em todas as relações sexuais com parceiros casuais no período de um ano tem se mantido estável: 48% em 2004, 47% em 2008 e 54% em 2013, apesar das constantes campanhas de estímulo ao uso dos preservativos. Em compensação, o percentual de indivíduos que tiveram mais de dez parceiros sexuais na vida cresceu, passando de 18%, em 2004, para 26% em 2008 e 49% no ano de 2013, o maior percentual dentre todas as regiões brasileiras.

Alarmado com os dados, o Ministério da Saúde deu início na última segunda-feira, 9, a campanha de combate às DSTs e aids, intitulada "#partiuteste”. A campanha não foca apenas a prevenção — mostrando ao jovem a importância da camisinha — mas também a testagem e o tratamento.

Outra aposta do Ministério da Saúde para conscientizar a população, principalmente os jovens e a população gay, é a utilização de perfis "falsos” em aplicativos como o Tinder e Hornet. A estratégia foi divulgada também na segunda feira, 9, pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. Ambos os aplicativos promovem o encontro casual de pessoas a partir da localização geográfica e de interesse. O Tinder possui milhares de usuários no Brasil. O Hornet é voltado especificamente para o público gay masculino e também reúne milhares de usuários no país. Deste modo, para atingir as pessoas que estão adotando comportamento de risco ao aceitar ter uma relação sexual sem preservativo, foram criados cinco perfis de personagens — sendo três homens e duas mulheres. Ao interagir com esses personagens, as pessoas recebem, imediatamente, uma mensagem direta sobre a importância da prevenção e do sexo seguro.

É importante destacar que a ação preserva a identidade dos participantes, não havendo nenhum tipo de perfil público ou informação compartilhada fora do ambiente do aplicativo. A ação contou com um projeto piloto nos dias 23 e 24 de janeiro em Brasília, sendo estendida para o Rio de Janeiro (30 e 31 de janeiro) e Salvador (31 de janeiro e o último dia 1º). Nessas ações foram realizadas mais de duas mil interações com o público-alvo em locais como bares, boates LGBT e shows.


Conscientização dos friburguenses

Em Nova Friburgo, a Secretaria municipal de Saúde distribuirá material informativo e preservativos no Centro, próximo ao relógio no início da Avenida Alberto Braune, e em todos os demais locais do município onde houver baile carnavalesco, como Lumiar, São Pedro, Amparo, São Lourenço e Riograndina.

As equipes estarão no ônibus da saúde e em ambulâncias. A distribuição será feita todos os dias de folia, das 18h à meia noite. 

Mais informações podem ser obtidas no núcleo de DSTs/aids na Policlínica do Centro, Silvio Henrique Braune (Posto do Suspiro), ou pelo telefone (22) 2522-6416.

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