Ministério da Educação treina professores da rede municipal para melhorar Ideb em Nova Friburgo

sexta-feira, 06 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Ministério da Educação treina professores da rede municipal para melhorar Ideb em Nova Friburgo
Ministério da Educação treina professores da rede municipal para melhorar Ideb em Nova Friburgo

(SECOM) - Representantes do Ministério da Educação estão em Nova Friburgo promovendo uma série de cursos de capacitação a professores e gestores da rede municipal de ensino de cinco cidades da Região Centro-Norte fluminense: Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Bom Jardim, além de Nova Friburgo, polo educacional da região e sede do encontro. Os cursos, chamados de Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), priorizam as escolas que obtiveram índice abaixo da meta do ministério.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho na Prova Brasil, realizada anualmente nas escolas, ficou muito abaixo da meta em 16 escolas da rede municipal de Nova Friburgo. A exigência é de 4,2 e o objetivo para este ano é alcançar a nota 6,0. As 16 escolas reprovadas no município chegaram a apenas 2,7 no exame anual de 2008.

A nova administração da Secretaria Municipal de Educação, liderada pela professora Ledir Porto, convidou a friburguense Maria Helena Gutierrez de Sá, consultora do ministério, e sua equipe para ministrar o curso em Nova Friburgo e coordenar a cooperação técnica entre o governo federal e o município. Segundo Maria Helena, a capacitação dos professores é o primeiro passo para alcançar a meta exigida pelo Ministério da Educação. “O Ideb de Nova Friburgo está entre as grandes preocupações do governo federal. O índice de 2,7 não atende as exigências e está muito abaixo do que é pretendido para o desenvolvimento da criança. Uma profunda organização das escolas, o que já está sendo feito pela nova secretaria, e a capacitação técnica de professores, diretores e orientadores pedagógicos passam a ser fundamentais para melhorar o ensino da rede municipal”, explicou a consultora.

Alessandra Salgado, funcionária da Secretaria de Educação e responsável pelo PDE no município, orientou as aulas do curso, que aconteceram nas salas da Faculdade Santa Doroteia nos dias 3, 4 e 5. A implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação será acompanhado de verba federal específica para o projeto pedagógico do município. “Uma nova Prova Brasil será realizada em outubro e nosso objetivo é atingir a meta. Para isso há muito trabalho pela frente. Os professores e gestores da rede de ensino passarão por avaliações periódicas e a secretaria promoverá, sempre que necessário, os cursos de capacitação técnica”, avaliou Alessandra.

Os representantes de Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Bom Jardim também participarão dos cursos e implementarão o PDE em suas respectivas unidades escolares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade