(SECOM) - Representantes do Ministério da Educação estão em Nova Friburgo promovendo uma série de cursos de capacitação a professores e gestores da rede municipal de ensino de cinco cidades da Região Centro-Norte fluminense: Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Bom Jardim, além de Nova Friburgo, polo educacional da região e sede do encontro. Os cursos, chamados de Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), priorizam as escolas que obtiveram índice abaixo da meta do ministério.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho na Prova Brasil, realizada anualmente nas escolas, ficou muito abaixo da meta em 16 escolas da rede municipal de Nova Friburgo. A exigência é de 4,2 e o objetivo para este ano é alcançar a nota 6,0. As 16 escolas reprovadas no município chegaram a apenas 2,7 no exame anual de 2008.
A nova administração da Secretaria Municipal de Educação, liderada pela professora Ledir Porto, convidou a friburguense Maria Helena Gutierrez de Sá, consultora do ministério, e sua equipe para ministrar o curso em Nova Friburgo e coordenar a cooperação técnica entre o governo federal e o município. Segundo Maria Helena, a capacitação dos professores é o primeiro passo para alcançar a meta exigida pelo Ministério da Educação. “O Ideb de Nova Friburgo está entre as grandes preocupações do governo federal. O índice de 2,7 não atende as exigências e está muito abaixo do que é pretendido para o desenvolvimento da criança. Uma profunda organização das escolas, o que já está sendo feito pela nova secretaria, e a capacitação técnica de professores, diretores e orientadores pedagógicos passam a ser fundamentais para melhorar o ensino da rede municipal”, explicou a consultora.
Alessandra Salgado, funcionária da Secretaria de Educação e responsável pelo PDE no município, orientou as aulas do curso, que aconteceram nas salas da Faculdade Santa Doroteia nos dias 3, 4 e 5. A implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação será acompanhado de verba federal específica para o projeto pedagógico do município. “Uma nova Prova Brasil será realizada em outubro e nosso objetivo é atingir a meta. Para isso há muito trabalho pela frente. Os professores e gestores da rede de ensino passarão por avaliações periódicas e a secretaria promoverá, sempre que necessário, os cursos de capacitação técnica”, avaliou Alessandra.
Os representantes de Cordeiro, Cantagalo, Santa Maria Madalena e Bom Jardim também participarão dos cursos e implementarão o PDE em suas respectivas unidades escolares.
Deixe o seu comentário