Mini chefs premiados em projeto do Rotary Olaria em parceria com a prefeitura

Alunos de três escolas municipais foram reconhecidos por seus talentos na gastronomia sustentável
quinta-feira, 07 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Mini chefs premiados em projeto do Rotary Olaria em parceria com a prefeitura

Alunos de escolas municipais participaram na última segunda-feira, 4, do encerramento do projeto “Mini Chef Sustentável 2019”, uma ação integrada ao projeto “Se educar, muda”, do Rotary Clube Olaria. A cerimônia de premiação dos alunos das escolas municipais Cecília Meireles, Messias de Moraes Teixeira e Helena Coutinho, que se revelaram talentos mirins na gastronomia, ocorreu no clube Roqueano, na Via Expressa, e reuniu servidores das escolas participantes, o secretário municipal de Educação, Igor Pinto, integrantes da equipe pedagógica da Secretaria de Educação e membros do Rotary Olaria, que organizaram a premiação.

Na ocasião, o presidente do Rotary Olaria, Roberto Vianna, conduziu a solenidade de entrega de certificados aos membros do clube que acompanharam o projeto com os alunos, aos parceiros e às próprias escolas. Vianna também reforçou a importância da preservação do meio ambiente para todos os presentes, especialmente as dezenas de estudantes participantes.

Sustentabilidade na cozinha 

O projeto Mini Chef Sustentável tem o intuito de mostrar aos alunos como partes normalmente desprezadas dos alimentos podem ser aproveitadas. O objetivo é estimular o uso integral dos alimentos, a criatividade na utilização dos ingredientes e a reeducação alimentar. As equipes das escolas foram divididas para criar três tipos de prato: entrada, prato principal e sobremesa.

As três escolas receberam um kit de compostagem, oferecido pela empresa Organokits, parceira do Rotary Olaria. As composteiras ajudam a transformar orgânicos em adubos. Palestras sobre compostagem foram ministradas nas três escolas para estimular a conscientização ambiental. Também foram realizadas oficinas de artesanato com aproveitamento de sobras de materiais que seriam descartados, como tecido, botões, materiais plásticos, cones de linha etc, oferecidas pelo Rotary Olaria.

Premiação

Nos moldes das olimpíadas, todos os mini chefs subiram ao palco e foram agraciados com medalhas, mostrando que mais importante do que o troféu, foi o conhecimento adquirido, levado para a vida toda, e multiplicado, transmitido aos pais também. Por isso, os estudantes entregaram as medalhas uns aos outros. 

O secretário de Educação, Igor Pinto, enalteceu a participação dos alunos e agradeceu às diretoras e professores das unidades participantes e à Íris Thurler, responsável pelos projetos especiais da pasta. “Todos vocês são vencedores”, enfatizou ele dirigindo-se aos alunos. 

O presidente do Rotary explicou a dificuldade em definir a classificação, pois as notas foram muito próximas. Cada prato foi avaliado separadamente para que as notas do prato de entrada, principal e sobremesa fossem somadas e, assim, definidos o 1º, 2º e 3º lugares.

Os vencedores 

O 1º lugar ficou com a Escola Municipal Helena Coutinho, bicampeã do projeto. O 2º lugar foi para Escola Cecília Meireles, do bairro Cascatinha, e o 3º lugar com a escola Messias de Moraes Teixeira. A diretora da escola bicampeã, Márcia Gomes, expressou toda sua alegria: “É muita emoção. Agradeço a minha equipe. Sem ela nada disso teria acontecido. Agradeço também às crianças pelo empenho e dedicação”, destacou a diretora.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade