(SECOM) Dos 18 mil idosos previstos para receber a vacina contra gripe no município, três mil compareceram à abertura da campanha de vacinação no último sábado, 25, na praça Dermeval Barbosa Moreira. Às 8h, horário de início da vacinação, já havia fila nos postos instalados pela Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo. O primeiro da fila, na praça, às 7h45, foi o prefeito Heródoto Bento de Mello que, aos 83 anos, fez o cadastro inicial da campanha.
“É fundamental dar o exemplo. A vacinação contra a gripe é de extrema importância para nós, idosos, que somos mais suscetíveis às complicações da doença. Os médicos e enfermeiras estarão à disposição de todos para que as vacinas sejam aplicadas”, avisou Heródoto.
A partir desta segunda-feira, 27, todas as pessoas acima de 60 anos de idade podem procurar os postos de saúde da cidade, de 8h às 17h, para a vacinação. A campanha segue até o dia 8 de maio e o número de vacinas, cedidas pelo Ministério da Saúde, é suficiente para toda a população idosa do município.
“A vacina trivalente contempla três tipos diferentes de vírus da gripe e é válida por um ano. A aplicação é indolor e extremamente segura, com o uso de seringas descartáveis. A campanha é direcionada para pessoas acima de 60 anos, que têm suscetibilidade maior à pneumonia e complicações pulmonares”, explicou a enfermeira Luzia Regina Forny, coordenadora da campanha de vacinação no município.
Contra-indicada apenas para os alérgicos a ovo e aos que sofreram alguma reação grave à dose anterior, a vacina contra o vírus influenza (gripe) é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e ministrada de forma gratuita a todos os idosos do Brasil.
Imunização e confraternização
Os amigos Luis Antônio Oliveira, 72 anos, e Marcos José Fonseca, 74, se reencontraram na fila de vacinação depois de 10 anos de desencontros. O primeiro, que retornou à cidade este ano, após longo período no Rio de Janeiro, cumprimentou o amigo de longa data, que cobrou uma comemoração entre os dois.
“Só na fila da gripe mesmo para encontrar este cara”, brincou Marcos. “Há anos tento me comunicar com ele e não consigo. Já o estou intimando a, depois de nos vacinarmos, desfrutarmos de um grande almoço juntos e nos esbaldarmos mais tarde no baile da Feliz Idade, lá no antigo Clube de Xadrez”, convocou.
Como Marcos e Luis, idosos de 70, 80 e até 90 anos de idade compareceram à praça Dermeval Barbosa Moreira para a prevenção contra a gripe, que, na estação mais fria do ano, apresenta maior perigo a essa faixa etária.
“Como se aproxima o inverno, é importantíssima essa campanha, que imuniza os idosos e lhes dá qualidade de vida. Estaremos à disposição até o dia 8 para vacinar todos eles”, garantiu o secretário de Saúde de Nova Friburgo, Ostwald Dantas dos Santos Filho.
Deixe o seu comentário