Na tentativa de combater o aquecimento global e contribuir com a expansão de área verde em Nova Friburgo, a empresa Elas Lingerie deu início ao projeto Elas preservando, que visa plantar em locais propícios cerca de 30 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica anualmente.
As mudas serão cultivadas na própria empresa e serão reaproveitadas sacolas que embalam bojos para armazenar a terra. Segundo Adriana, responsável pela área produtiva da empresa, essas sacolas são dispensadas logo após os produtos entrarem no processo de produção e, em muitos casos, se não houver um cuidado especial acabam sendo descartadas de forma inadequada. Com este projeto, parte deste resíduo passará a ser reutilizado de maneira consciente.
Vários são os problemas que o componente plástico pode causar ao meio ambiente, entre eles sua decomposição na natureza, que pode chegar a 400 anos ou mais. Criadas na década de 1970, rapidamente as sacolas se tornaram uma forma prática de transportar alimentos e produtos e uma opção de baixo custo para a publicidade, com símbolos e marcas estampadas. Segundo a Wilkipédia, anualmente circulam em todo o mundo entre 500 bilhões a um trilhão de sacolas plásticas.
Entre as árvores que serão cultivadas num pequeno viveiro na própria empresa está o pinheiro de araucária, espécie ameaçada de extinção, a canafístula, fedegoso, palmeira coquinho e timbó, todas nativas de Mata Atlântica. Embora a quantidade de árvores a serem plantadas seja considerada pequena, certamente a natureza e gerações futuras agradecem a iniciativa.
Para mais informações, os interessados podem acessar www.elaslingerie.blogspot.com ou enviar e-mail para elas.lingerie@gmail.com. Vale frisar que a Elas Lingerie é uma microempresa que presta serviços para uma grande confecção da cidade e é especializada na fabricação de sutiãs, tendo já produzido para grandes redes de lojas do Brasil.
Deixe o seu comentário