Vinicius Gastin
Dezesseis anos depois de receber a faixa preta de muay thai, Anderson França voltou a sentir a emoção de uma graduação. No dia 12 de abril, o professor recebeu o título de mestre pela Confederação Brasileira da modalidade (CBMT), durante a Copa Nacional dos Campeões na Tijuca. A honraria é conferida aos professores que realizam um trabalho reconhecido e tenham formado pelo menos cinco alunos faixa-preta — Anderson formou sete.
França estava acompanhado da família e por um grupo de alunos da academia que, poupados para o evento deste sábado, 11, não participaram dos combates. A graduação foi entregue pelo grand-mestre Narani e pelo mestre Arthur Mariano, presidente da CBMT. Praticante de muy thai desde 1980, Anderson tornou-se professor há 16 anos. "A gente sempre sonha em chegar um pouco mais longe e isso era algo que eu queria muito. Este é um reconhecimento pelo trabalho que eu exerço na luta em pé. Nós conseguimos formar vários campeões brasileiros aqui em Nova Friburgo.”
Edson Junior e Marlon Moraes: as revelações
Após quase duas décadas de trabalho, enumerar os atletas treinados por Anderson França não é das tarefas mais fáceis. Dentre centenas de alunos, dois conseguiram alçar voos mais altos e figuram entre os principais lutadores do mundo na atualidade: Edson Barboza Junior e Marlon Moraes. Formados na academia de França, Barboza e Moraes residem nos EUA e participam dos dois principais eventos de MMA, o UFC e WSOF2. "Infelizmente, eles não puderam estar comigo neste momento especial, mas eu agradeço muito pelo apoio. Estamos juntos há muito tempo”, destacou o professor.
Anderson França viaja nos próximos dias para ajudar na reta final de preparação de Edson Barboza. O lutador de Nova Friburgo foi o quarto brasileiro a integrar o UFC 162, em Las Vegas, que será realizado no dia 6 de julho. O peso-leve enfrentará o canadense John Makdessi, que vem de vitória sobre Daron Cruickshank no UFC 158. Barboza venceu o compatriota Lucas "Mineiro” Martins, no UFC São Paulo, em janeiro. Frankie Edgar, também treinado por Anderson desde o início deste ano, luta no mesmo dia e encara o brasileiro Charlie Oliveira.
O trabalho, entretanto, começa meses mais cedo. A equipe de Edson Barboza recebeu os vídeos das lutas de Makdessi para estudar o adversário e definir a estratégia a ser utilizada. "Como uma equipe, conversamos e analisamos o melhor caminho. Traçamos um perfil do adversário. O lutador tem que ser inteligente e descobrir as brechas do oponente”, revelou França.
Mesmo à distância, Anderson mantém contato quase diário com o lutador e garante que a vitória na última luta elevou a autoestima de Edson, derrotado por Terry Etim no combate anterior. "Temos que estar juntos nas derrotas também. Este é um evento que reúne os melhores do mundo e perder é natural. O Junior é muito dedicado e nós temos até que freá-lo, porque ele quer treinar todos os dias. As lutas são imprevisíveis e não podemos julgar o atleta por um confronto apenas, e sim, pelo trabalho.”
Academia organiza evento de muay thai neste sábado
O Mountain Fight será uma das atrações esportivas da cidade neste sábado, 11. O evento reunirá alguns dos mais talentosos lutadores de muay thai do país na Academia Fight Co, a partir das 14h. Diversos combates estão programados, com destaque para o confronto que envolve o campeão brasileiro Mauricio Macedo. Crianças entre 14 e 16 anos também participam e serão observados por Anderson França, que irá avaliar o potencial dos jovens lutadores. Os ingressos para assistir às lutas custam R$15,00.
Lutas e homenagens
Copa Takashi Yamaguchi de Judô movimenta o Country Clube no fim de semana
A Associação de Judô de Nova Friburgo, em parceria com a Federação Estadual de Judô, promove neste sábado, 11, a Copa Takashi Yamaguchi. A partir das 9h, os lutadores sobem ao tatame montado no Country Clube para medir forças nas mais diversas categorias. A entrada para acompanhar os combates é franca.
O evento vai homenagear Takashi Yamaguchi, mestre de judô e precursor da acupuntura no estado do Rio de Janeiro, falecido em fevereiro deste ano.
Programação do evento
9h - Competição sub15/16/17/18
9h50 - Chamada da classe chupeta - iniciantes
10h - Classe Chupeta - iniciantes
10h50 - Chamada do sub7/8/9 e sub9/10/11
11h - Homenagem a Takashi Yamaguchi
11h30 - Competição sub7/8/9/11
13h - Competição sub11/12/13/14/15
14h30 - Competição Sênior anteriores a 1998
Deixe o seu comentário