Texto e foto: Alex Sandro Santos
Sabendo da importância de se preservar o meio ambiente, a Mercearia Bela Vista está recolhendo embalagens de leite - as chamadas caixas longa vida -, pilhas e baterias de celular usadas.
A intenção de Ricardo e William, proprietários do respectivo comércio situado na rua Amazonas, 47, bairro Bela Vista, Olaria, é fazer com que seus clientes possam descartar tais detritos de forma consciente e ajude na preservação da natureza. Segundo eles, os fregueses que costumam visitar o comércio, têm achado o projeto denominado “Preserva Ação” muito interessante e aos poucos os mesmos tem colaborado trazendo as caixas de leite vazias e as pilhas. “Certamente se cada um contribuir com sua parte, teremos um futuro ainda melhor. Muitas vezes, as pessoas até pensam em preservar a natureza, mas não sabem qual atitude tomar para que isto aconteça. Sendo assim, criamos este projeto, ainda pequeno, com intuito de proporcionar a todos uma oportunidade para colaborar com a preservação ambiental”, comentou Ricardo.
Os materiais recolhidos serão repassados para empresas especializadas em reciclagem que irão dar um destino mais adequado para cada item. Com isso Ricardo e William objetivam fazer com que outros comércios possam fazer o mesmo para que Nova Friburgo seja sempre bonita e conservada.
Tudo começou quando a respectiva mercearia recebeu o apoio de Alex, proprietário da confecção Elas, que possui um projeto também voltado à preservação ambiental, denominado “Elas Preservando”, que os incentivou a desenvolver tal projeto. No início, a Mercearia Bela Vista queria recolher óleo de cozinha usado, mas não se encontrou quem pudesse recolher tal resíduo em Nova Friburgo, fato que tornou inviável coletar o óleo.
“Embora a preservação da natureza seja assunto relevante, para ser inteiramente compreendido, grande parte da população terrestre ainda não se deu conta de que quanto mais se polui, muito mais doenças são ocasionadas. Sendo assim, ainda é pequeno o número de pessoas que dão importâncias a produtos ecologicamente corretos. Entretanto, estima-se que não muito distante da atualidade as pessoas irão dar mais importância para este tema”, conclui Ricardo, que complementa dizendo que veio do Rio de Janeiro para morar em Nova Friburgo por considerar a cidade serrana ideal para viver com sua família e deseja ensinar sua filha, que nasceu em Nova Friburgo, a seriedade em defender a natureza.
Para maiores informações, os interessados podem fazer contato pelo telefone 22 3066 0027.
Deixe o seu comentário