Mensagem sobre senha invertida esconde golpe

Não acredite em tudo que você lê nas redes sociais
quarta-feira, 30 de dezembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Diversas páginas relacionadas a Nova Friburgo em redes sociais voltaram a repercutir recentemente mensagens com orientações falsas a respeito de como agir em caso de sequestro relâmpago próximo a caixas eletrônicos.

Intitulada “Orientação de Uma Juíza Federal - Importante!”, a mensagem vem sendo distribuída por hackers e reencaminhada por usuários em correntes de e-mails e grupos, constituindo um exemplo muito apropriado do tipo de malefício que o compartilhamento de informações não confirmadas pode causar à sociedade.

De acordo com o texto, em caso de sequestro relâmpago o usuário deveria manter a calma de digitar a senha do cartão na ordem inversa, pois tal procedimento resultaria na entrega das cédulas e ao mesmo tempo acionaria o alarme do banco. As informações, contudo, são desmentidas pela assessoria de imprensa da Delegacia de Delitos Praticados por Meios Eletrônicos da polícia Civil de São Paulo. Além de não acionar alarme algum, digitar a senha de maneira incorreta pode, em muitos casos, gerar o bloqueio do cartão, aumentando ainda mais os riscos ao usuário numa situação real de perigo.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) também se manifestou a respeito da mensagem, classificando-a como “lenda”. A instituição alerta ainda para que usuários também desconfiem de mensagens de e-mail suspeitas, supostamente relacionadas a instituições financeiras. A recomendação é que tais mensagens sejam apagadas sem ler, a fim de evitar a instalação de vírus que possam vazar informações sigilosas para as mãos de golpistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade