A presidente da Academia Friburguense de Letras (AFL), Tereza Malcher Campitelli, escritora e titular da coluna de literatura do site de A VOZ DA SERRA, e o diretor sociocultural da entidade, Ordilei Alves da Costa, participaram do 1º Congresso Brasileiro de Academias de Letras. Realizado semana passada - entre os dias 20 e 22, em Niterói - o encontro teve como objetivo discutir a criação de uma federação estadual e estimular as atividades culturais de cada organização.
Além de Tereza e Ordilei, que representaram Nova Friburgo, participaram do encontro acadêmicos, autoridades, professores e estudantes de diversas cidades do Rio de Janeiro e de outros estados, como Paraná, Mato Grosso, Sergipe e Amazonas. Eles debateram os temas Educação, Cultura e Ética; a valorização do idioma português; a relevância da leitura no século 21; e o papel da imprensa fluminense.
Um dos momentos mais esperados do evento, no entanto, foi a fundação da Federação de Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro, que pretende congregar as entidades literárias fluminenses. O presidente da Academia Fluminense de Letras, Waldenir de Bragança disse que está se iniciando um novo tempo para o movimento cultural fluminense. Ainda segundo ele, o próximo congresso, ainda sem data marcada, está sendo projetado para acontecer em Curitiba, no Paraná.
Deixe o seu comentário