Mel de abelhas

O Apiário Amigos da Terra exporta própolis para o Japão, abastece de mel importante rede de supermercados do Rio e brinda o público com um Museu para visitação de estudantes do ensino fundamental ao universitário
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Mel de abelhas
Mel de abelhas

Ana Borges

O mel está presente nas tradições culturais de todos os povos do planeta. No Brasil, mesmo antes da introdução das abelhas melí­feras pelos colonizadores europeus, os indí­genas já utilizavam o mel das abelhas nativas em sua alimentação. Essas abelhas, por terem evoluído em sintonia com a flora local, são responsáveis por até 90% da polinização da vegetação. 

Localizado na RJ-130, no Circuito Turístico Tere-Fri, coração da Mata Atlântica do Estado do Rio, o Apiário Amigos da Terra fica em área próxima de floresta nativa, perto do Parque Estadual dos Três Picos, a maior Unidade de Conservação do Estado, e distante de agricultura intensiva, que utiliza agrotóxicos, fertilizantes químicos e culturas transgênicas. Além de toda a infraestrutura montada para criação de abelhas e produção de mel e própolis e da loja que atende os turistas nos fins de semana, há ainda um espaço cuidadosamente criado para estudantes — do ensino fundamental a universitários. É o Museu do Mel, criado pelo veterinário e proprietário Luis Moraes, em julho de 2004, sendo um dos principais atrativos do Circuito Turístico Tere-Fri, que integra os municí­pios de Teresópolis e Nova Friburgo.

O museu atende a demanda crescente de informações sobre abelhas e mel, por parte também de turistas e clientes do apiário. Tem como objetivos principais educar, capacitar, conscientizar, promover e valorizar a biodiversidade de abelhas e plantas nativas, seus produtos e ecossistemas associados, através da produção de estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, difusão de informações, conhecimentos técnicos e científicos comprometidos diretamente com a defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

Segundo Luis Moraes, as abelhas criadas ali são as "africanizadas”, variedade decorrente do cruzamento de abelhas europeias com abelhas africanas, extremamente adaptadas à biodiversidade brasileira. "Elas são resistentes a parasitas e doenças, dispensando o uso de antibióticos e produtos químicos. Produzimos mel e derivados livres de qualquer contaminação química ou biológica, obtendo um produto 100% natural, que contribui para a nutrição e saúde de seus consumidores”, revela Luis.

O Apiário Amigos da Terra, entreposto de mel e cera de abelhas, produz mais de quatro toneladas por mês (cerca de 50 toneladas por ano). Grande parte abastece a rede de supermercados Zona Sul (Rio), e uma parcela menor é distribuída em lojas da região, além do que é reservado para a sua própria sede.      

Seus produtos são colhidos seguindo rigorosos padrões de higiene, processados em instalações que obedecem às exigências sanitárias, dotadas de equipamentos de aço-inox, utilizando tecnologia branda, sem uso de aditivos, conservantes ou aromatizantes. Graças a essa consciência e profissionalismo, os produtos do Amigos da Terra passam com louvor pelo controle de qualidade realizado pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura), pelo Laboratório de Controle de Qualidade da Fundação Bio-Rio e pelo Instituto Bio-Dinâmico. 

 

Dez curiosidades sobre abelhas:

1. Uma abelha campeira visita dez flores por minuto em busca do pólen e do néctar.

2. Ela faz, em média, 40 voos diários, pousando em 40 mil flores.

3. Com a língua, a abelha recolhe o néctar das flores e o guarda numa bolsa localizada no fundo da garganta. Depois, ela volta para a colmeia e o néctar vai passando de abelha para abelha. A água evapora, o néctar engrossa e se transforma em mel.

4. Uma abelha produz cinco gramas de mel por ano. Para produzir um quilo de mel, as abelhas precisam visitar cinco milhões de flores.

5. Uma colmeia abriga cerca de 50 mil abelhas. Tem uma rainha, alguns zangões e milhares de operárias.

6. Se nascem duas rainhas ao mesmo tempo, elas lutam até que uma morra.

7. A abelha-rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.

8. Apenas as abelhas fêmeas trabalham. A única missão dos machos é fecundar a rainha. Depois de cumprirem essa missão, eles não são mais aceitos na colmeia. Ficam de fora até morrerem de fome.

9. As abelhas-rainhas põem três mil ovos num único dia. Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu.

10. Como uma colmeia abriga até 50 mil abelhas e cada abelha produz cinco gramas de mel por ano, a colmeia pode produzir, anualmente, 250 quilos de mel.

 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Mel | Abelhas
Publicidade