Meio ambiente é tema de grupo de trabalho na Firjan

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O meio ambiente encabeça a lista de temas relevantes elencados pelo Conselho Empresarial da Representação Regional da Firjan no Centro-Norte Fluminense para este ano. O Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da Firjan Regional iniciou suas tarefas neste mês de fevereiro, reunindo empresários da região e técnicos da diretoria de meio ambiente do Sistema Firjan na sede em Nova Friburgo.

Além das questões relativas ao uso da água e dejeto de resíduos, a obtenção ou renovação da licença ambiental é particularmente importante para o setor industrial, pois ainda hoje são inúmeras as dificuldades para as empresas operarem dentro da legalidade ambiental. Interessados em adequarem suas empresas à legislação, empresários da região têm buscado soluções conjuntas.

A conhecida precariedade de funcionamento dos órgãos ambientais – com falta de instalações adequadas e de um corpo técnico suficiente para atender às necessidades da região – é um dos principais entraves. Presentes à reunião do grupo de trabalho, Luís Augusto e Gustavo Kelli, da diretoria de meio ambiente do Sistema Firjan, lembraram algumas ações da Federação das Indústrias em âmbito estadual, com vistas a contribuir para o funcionamento desses órgãos, agora agrupados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Desde o ano passado a Firjan vem apoiando a estruturação do Inea. Recentemente a Fundação Getúlio Vargas terminou um levantamento do processo de licenciamento ambiental, envolvendo os principais entraves na rotina desse trabalho e apresentando soluções, cuja implementação deve começar a ser discutida entre os órgãos partícipes a partir do próximo dia 27.

BUSCA DE SOLUÇÕES - Outro assunto comentado no grupo de trabalho foi o convênio com as prefeituras para efeito de licenciamento – ideia que parece boa, mas cujo vilão continua sendo a precariedade dos órgãos públicos. “O grupo estuda a possibilidade de levar novamente o problema à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fim de encontrar soluções. Vamos agendar uma reunião com os secretários de Indústria e Comércio e os secretários de Meio Ambiente da região, para ver o que precisa ser feito para as prefeituras assinarem o convênio com o Inea e trazer a responsabilidade das liberações das certidões de operações para o município”, explicou o presidente da Firjan Regional, Carlos José Ieker.

Está em pauta também a perspectiva de aproximação do grupo de trabalho da Firjan com a representação regional do Inea, a fim de compreender melhor a atuação do órgão na região e buscar soluções para que as empresas consigam cumprir a lei e operar com as licenças ambientais em dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade