Meio ambiente: dia mundial comemorado no Centro da cidade

Fórum da Agenda 21 local promoveu ações para conscientizar a população dos benefícios de uma Friburgo sustentável
terça-feira, 05 de junho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A distribuição de mudas na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Fotos: Henrique Pinheiro)
A distribuição de mudas na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Fotos: Henrique Pinheiro)

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 5, várias ações foram promovidas em Nova Friburgo. Logo pela manhã, o prefeito Renato Bravo e alguns secretários municipais realizaram o plantio de cinco árvores nos jardins da prefeitura. Já na na Praça Dermeval Barbosa Moreira, foi promovido o Fórum da Agenda 21 Local, um movimento reconhecido mundialmente e instituído na conferência internacional do meio ambiente, a Eco 92 que aconteceu no Rio de Janeiro.  

Ainda durante a manhã foram promovidas na praça, com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, atividades voltadas para a sustentabilidade e a conscientização ambiental com direito a distribuição de 500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para a população. Quem quis levar uma muda para casa foi orientado sobre o plantio correto.

Alunos da Escola Municipal Alcides Francisco Brantes, de Salinas, distrito de Campo do Coelho, que integram o grupo de flautistas Doce Som, participaram da atividade e também foram conscientizados sobre a necessidade de preservação do meio ambiente. Eles abrilhantaram o evento com várias canções atraindo a curiosidade do público. Quem chegava era convidado a refletir sobre o que tem feito em prol da preservação do meio ambiente e também pode levar uma muda.  

Célia Maria Badini Katzwinael, secretária executiva da Agenda 21 em Nova Friburgo, comentou que o objetivo da ação de ontem foi alertar sobre um mundo mais harmônico entre o homem e o meio ambiente, conscientizando a população sobre a importância da sustentabilidade de forma holística, não fragmentada.

Na ocasião, o Fórum da Agenda 21, seguindo as considerações e disposições da 2ª Conferência Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou à população os seus objetivos, como o de estimular a  preservação do ambiente com qualidade e a promoção de uma economia saudável, em benefício de todos os habitantes do município. A Agenda 21 também promove o desenvolvimento sustentável em termos ambientais, sociais, econômicos e políticos em todo o município, estimulando a solidariedade, a justiça, e a igualdade entre todos os habitantes do município.

A Agenda 21 também pretende incentivar o desenvolvimento sustentável com a mobilização e a participação cidadãs. Para isso, a Agenda 21 tenta implementar o processo de definição das prioridades sociais que resultem em políticas públicas, das metas e dos indicadores do desenvolvimento sustentável em todo município.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade