Megaoperação policial sufoca o tráfico no Centro-Norte: 28 presos e mais de três quilos de drogas recolhidos
Um dos detentos foi capturado na Baixada Fluminense com maconha, revólver e munições. Cerco envolveu 160 policiais militares e civis
Pelo menos 120 policiais militares, coordenados pelo comandante do 11ºBPM (Nova Friburgo), tenente-coronel Marcelo Freimann de Sousa, e 40 policiais civis do Centro-Norte do Estado, subordinados à 7ª Divisão Regional de Polícia do Interior (DRPI), promoveram na última quarta-feira, 29 de junho, uma das maiores operações de repressão ao tráfico de drogas já realizadas na região: 25 pessoas foram presas em flagrante nos municípios de Cordeiro e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, entre elas, quatro mulheres, após a expedição de 22 mandados de prisão e de outros 30 de busca e apreensão pela juíza da Vara Única de Cordeiro, Maria Clacir Schumann.
Na megaoperação foram apreendidos mais de três quilos de cocaína e maconha, além de outras drogas, como crack, haxixe, LSD, dois pés de maconha plantados em jardineiras de plástico, diversos celulares, microcomputadores, cadernos com anotações da contabilidade do tráfico, farto material para embalar drogas e ainda quatro motos e três carros de marca, cor e placas não divulgadas. O cerco teve início ainda ao amanhecer e movimentou as ruas de Cordeiro durante toda a quarta-feira. Houve prisões em diversos bairros do município e os detidos foram transferidos para unidades prisionais da Polinter, no Rio de Janeiro.
Para identificar e chegar até os locais onde estavam os acusados de integrar uma quadrilha que seria a responsável pelo abastecimento de drogas nos municípios do Centro-Norte, a polícia promoveu nos últimos meses escutas telefônicas — com autorização da justiça — de todos os que tiveram os mandados expedidos. A polícia suspeita ainda que a quadrilha fazia do município de Cordeiro um entreposto para o abastecimento de drogas em municípios litorâneos com fácil acesso pela serra e alvos de mais operações policiais, como Macaé, Cabo Frio e Rio das Ostras, aproveitando a tranquilidade típica de Cordeiro.
Ainda na quarta-feira, uma equipe da Agência de Inteligência (P2) do 11ºBPM saiu de Nova Friburgo para cumprir mais um mandado de prisão expedido pela juíza da Cordeiro, no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, e prendeu o acusado, de 28 anos, em flagrante, numa casa do Centro daquele município, com apoio de oficiais do 21º BPM (S.J. Meriti), após cerco ao imóvel. Na operação foram apreendidos um tablete com 533 gramas de maconha e um revólver 38, com cinco munições intactas do mesmo calibre, e outras cinco de revólver 32. A droga, a arma e as munições foram recolhidas pelo delegado da 54ª DP (Belford Roxo), Antônio Silvino Teixeira.
OS ACUSADOS PRESOS EM CORDEIRO:
Gabriel Faria Daflon de Araújo (seria um dos líderes da quadrilha, segundo a polícia); Allan Mazzo Ermesdorf, Celso Luiz Cipriano, Diego Cardoso Curty, Felipe Sanches Santos, Francisco Carlos Lannes da Silva, Francisco José Fernandes Vasconcellos Filho, Georginei Cipriano de Oliveira, Jackson Silveira Torres, Joelson de Souza Felipe, Lucas Carmona Ornellas, Luiz Eduardo de Oliveira Guerra Júnior, Pedro Paulo Machado Rodrigues, Rafael Cypriano, Rosilei Moreira Silva, Rudvar Maia Pinheiro, Thiago Leal Arruda, Wesley da Silva Carvalho, Wilson de Souza Felipe e as mulheres Aliliane César Carvalho, Kátia Cirlene Herdy e Lozinete Almeida Andrade.
ACUSADO PRESO EM SÃO JOÃO DE MERITI: André Ferreira da Silva
Deixe o seu comentário