Médicos falam sobre as dificuldades enfrentadas por quem decide parar de fumar

quinta-feira, 26 de maio de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Os médicos Raphael Lanza Passos (cardiologista intervencionista) e Ana Acácia Lima (pneumologista) estarão à frente da próxima Reunião de Apoio Terapêutico (Ratera), promovida pelo Hospital São Lucas, que acontecerá nesta quinta, 26, às 14h no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua Fernando Bizzotto 39, Centro).

O tema não podia ser mais sugestivo: “Tabagismo: Entre o desejo e a doença”. Como todos sabem, esta é uma luta difícil, mas precisa ser vencida de qualquer jeito. Chega uma hora em que não é mais possível ignorar a realidade e o fumante se vê diante de duas opções. Ou largar de vez o cigarro ou se entregar ao vício, com todas as consequências que isso acarreta.

O tema central da Ratera deste mês serão as dificuldades enfrentadas por quem decide parar de fumar — assim como os efeitos cardiovasculares e pulmonares do tabagismo, hoje a principal causa de morte prevenível no mundo (uma a cada dez mortes em todo o planeta está relacionada ao tabaco). São 5,5 milhões de óbitos por ano — ou uma morte a cada seis segundos — por doenças causadas pelo fumo. Uma estatística alarmante.

A Reunião de Apoio Terapêutico (Ratera) foi criada para dar suporte psicológico aos pacientes atendidos pelo Serviço de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do HSL, mas os temas tratados são de interesse de toda a comunidade e, por isso mesmo, a participação é aberta ao público em geral. Informações pelo telefone 2525.9955.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade