Henrique Amorim
Hoje, 11, é o Dia do Advogado e por conta disso o núcleo local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promove ao longo deste mês uma série de atividades comemorativas à categoria. Logo mais, a partir das 21h, advogados, familiares e amigos poderão celebrar a data em alto estilo e com muita descontração na “Festa do Direito” que irá acontecer na choperia Mais 1 com shows das bandas Na vitrola e Union Jack Beatles Band. Simultaneamente em outros ambientes o agito ficará a cargo dos DJs Alan Corrêa, com samba-rock, house e hip hop, e Henrique Lima, com flashback dos anos 70, 80 e 90 e muito pop-rock sem hora para acabar. As advogadas e alunas dos cursos de Direito terão entrada liberada durante todo o evento. O clima de festa entre os advogados, porém, teve início na última sexta-feira, 5, quando a OAB reverenciou cinco profissionais com mais de meio século de inscrição na instituição e dedicação à advocacia em Nova Friburgo, Bom Jardim, Sumidouro e Carmo num jantar comemorativo na churrascaria Chimarron.
Os homenageados receberam a medalha Sobral Pinto em solenidade que reuniu aproximadamente 200 advogados e convidados. Foram agraciados os advogados João Luiz Aguilera Campos, Amaury Erthal, Waldemar Sadauskas, Hélio Arantes de Carvalho Borges e Helena Rossi. A diretoria da OAB também prestou uma homenagem póstuma ao ex-presidente da instituição, Neucyr Alaylton D´Angelo, falecido em 1994. A medalha Sobral Pinto foi entregue pelo presidente do conselho de ética e disciplina da 9ª Subseção da OAB, o advogado Cláudio Azambuja, ao filho de Neucyr, o também advogado Rogério Alaylton D´Angelo.
O membro do conselho subseccional da OAB Nova Friburgo, o advogado José Cosme Madeira, destacou o legado dos homenageados ao longo dos últimos 50 anos dedicados à advocacia. “Esses colegas são verdadeiros ícones da advocacia. Atuaram em tempos difíceis, áridos, enfrentaram muitos desrespeitos não só de juízes ou serventuários. Permanecer tanto tempo na ativa fazem desses colegas dignos carros-chefes de nossa profissão”, sentenciou Madeira. O advogado Amaury Erthal, da vizinha Bom Jardim e com 54 anos de atividades, causou surpresa ao destacar que nem conseguiu sentir a passagem de mais de meio século de advocacia. “Minha atividade é tão gostosa que o tempo parece ter voado até aqui. Orgulho-me por ter colecionado tantas amizades nesta profissão. Como diz a passagem bíblica: bem-aventurados são aqueles que têm fome de justiça. E todos nós devemos ser sempre famintos pela justiça”, garantiu.
Durante o evento, o presidente Carlos André Pedrazzi, destacou a luta constante que todos os advogados devem ter em prol de mais justiça social e uma melhor e mais justa distribuição de renda no país, “dois nobres pilares da advocacia e do estado democrático de direito”. Ele lembrou também o artigo 44 do estatuto da advocacia que valoriza a necessidade de maior comprometimento da classe por um judiciário mais ágil e eficiente que atenta aos interesses da comunidade. “É muito fácil apenas criticar, mas por que não ajudar a progredir. Hoje a OAB tem um conselho para sugerir, criticar e empunhar as bandeiras de luta da nossa classe. Precisamos nos unir mais pela luta incessante por justiça. Precisamos atuar mais em mutirões, em ações sociais, resgatando os valores humanistas”, enfatizou Pedrazzi.
Ele lembrou ainda algumas conquistas que serão obtidas em breve pela 9ª Subseção, em festa pelo mês dos advogados, como por exemplo, a inauguração da nova sede da instituição em Bom Jardim e ampliação da sede em Nova Friburgo, provavelmente até o ano que vem, sem contar o reequipamento do escritório compartilhado que muito auxilia os advogados iniciantes. Também citou conquistas recentes de sua gestão como a elevação da comarca de Nova Friburgo à categoria de entrância especial, permitindo maior permanência e comprometimento dos juízes no município e os financiamentos de até R$ 10 mil com taxas de juros reduzidos e pagamento em 18 meses implementados pela Caixa de Assistência aos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj). O empréstimo beneficia, principalmente, os colegas que foram diretamente atingidos pela tragédia da chuva de janeiro.
Deixe o seu comentário