A cerimônia de entrega de medalhas aos novos Amigos da Marinha foi especial este ano. Além de personalidades de destaque no município, três instituições centenárias foram agraciadas com o mérito, em concorrida solenidade realizada na noite da última quarta-feira, 11, na Casa do Velho Marinheiro. O diretor do Sanatório Naval, capitão de fragata médico, Nestor Francisco Miranda Junior, e o presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Nova Friburgo (Soamar), Nelson Alvarez de Souza, estiveram à frente do evento que reuniu autoridades, convidados e muitos soamarinos.
O Tiro de Guerra 01-010, as bandas Campesina Friburguense e a Euterpe Friburguense foram as instituições condecoradas este ano com a medalha, que há muito tempo não era concedida a uma organização. “São instituições muito estimadas por todos nós que merecem ser agraciadas com essa honraria”, disse o diretor do Sanatório ao chefe de instrução do TG, o primeiro-sargento Isaías Henrique de Oliveira e aos presidentes da Euterpe, José Nilson da Silva e da Campesina, Carlos Magno da Silva. Nestor Francisco também parabenizou as personalidades civis homenageadas: o padre Antônio Leão Ferreira; o procurador do estado, César Vergueiro Chrismann e o comerciante Marcelo Canto Crescêncio, da pizzaria Papillon.
O ponto alto da solenidade foi a imposição da medalha e a entrega dos diplomas aos agraciados, escolhidos por terem se distinguido na divulgação do trabalho da Marinha ou no relacionamento com a instituição. Além do diretor do Sanatório e do presidente da Soamar, vários soamarinos que integram a atual diretoria condecoraram os homenageados.
“A partir desse momento, vocês, pessoas e instituições, passam a integrar um seleto grupo de agraciados com essa medalha, outorgada pela gloriosa Marinha do Brasil e concedida pelo Comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Gilberto Max Roffé Hirschfeld. Vocês agora fazem parte da Soamar Nova Friburgo, que surgiu em 29 de julho de 1992, e é uma das 50 existentes em todo o país”, afirmou Nelson em seu discurso.
Outro destaque da cerimônia foi a homenagem prestada ao prefeito municipal Heródoto Bento de Mello, que também é soamarino e membro do Conselho Deliberativo da atual diretoria. Ele ficou bastante emocionado ao receber do diretor do Sanatório e do presidente da Soamar a composição fotográfica Sanatório no Mar, de autoria de Nelson Alvarez.
Um café colonial marcou o encerramento da solenidade, apresentada pela capitão-tenente Josinete Mello. A noite foi marcada pela alegria e confraternização em torno dos que dedicam seu tempo voluntariamente à tarefa de ajudar a divulgar a importância da Marinha no âmbito político, econômico e ambiental da nação.
Deixe o seu comentário