Meça a sustentabilidade que existe em você

Renata de Rivera ensina em sua coluna como preservar o planeta em casa, na rua e no trabalho
terça-feira, 29 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Meça a sustentabilidade que existe em você

Quando optamos pela sustentabilidade, os benefícios são inúmeros e em todos os segmentos.

Uma residência sustentável consegue utilizar de forma mais eficiente recursos essenciais como água, energia e alimentos.

Um condomínio sustentável valoriza os imóveis, serve de motivador e referência e ainda reduz a taxa de condomínio através da economia de energia, água e, por que não, do lucro com a venda dos resíduos da coleta seletiva. Uma empresa sustentável, além dos benefícios acima citados, recebe como contrapartida a fidelidade e admiração de seus clientes, fornecedores e da sociedade como um todo.

Uma cidade sustentável ganha em ICMS verde, em turismo, em economia e ainda se torna uma referência nacional no quesito.

Um planeta sustentável ganha em economia de recursos naturais, qualidade de vida para as gerações atuais e também garante a possibilidade de existência das gerações futuras.

E quais atitudes devemos tomar para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Entenda que os recursos naturais são finitos, você não pode extraí-los mais rapidamente do que sua capacidade de regeneração. Não se pode comer toda a comida de um mês em apenas uma semana, devemos saber que se assim o fizermos teremos três semanas de fome pela frente.

Priorize qualidade em vez de quantidade. Às vezes o que é inicialmente mais barato, no fim sairá mais caro para você e para o meio ambiente. Um produto mais barato pode ter sido produzido em condições que não respeitem a dignidade humana, o meio ambiente e até mesmo as indicações das agências que regulam a produção de bens que não prejudicam a saúde de seus usuários.

Quando for ao mercado, dê preferência a marcas que tenham conscientização ambiental e produtos que agridam menos ao meio ambiente. Conheça a procedência dos produtos que está comprando. Priorize bens produzidos ou cultivados mais próximos de seu local de venda (para que comprar uma banana importada da Bolívia se você pode comprar de agricultores locais). Agindo assim, gasta-se menos com transporte, combustível, mão de obra, além de incentivar a circulação do capital na própria comunidade. Use embalagens econômicas, e recicláveis. Evite comprar mais do que você pode consumir, pesquise sobre formas diferentes de se utilizar um mesmo produto (lembre-se, uma pessoa inteligente é capaz de utilizar um simples clip para papel de 150 ou até mais maneiras diferentes). Estes são apenas alguns exemplos.

Colocando essas dicas em prática, estaremos cada dia mais próximos do desenvolvimento sustentável. Mas não se esqueça: dê um passo de cada vez. Não queira mudar os hábitos de uma vida inteira em uma semana. Logo, logo irá desanimar e desistir. Vamos caminhar juntos, semana a semana!

A propósito, em breve o nosso assunto será: “Como ser sustentável sem se tornar um eco-chato”.

Até lá!

Empresário, seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável

Contatos: (22) 99938-3408 - e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com - facebook.com/disqueoleousado - facebook.com/meubairrosustentavel

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade