O mau tempo pelo segundo fim de semana seguido ficou longe de estragar, mas prejudicou um pouco a Festa da Cerejeira (Hanami) em Nova Friburgo. Embora o balanço ainda não tenha sido divulgado, um dos organizadores, Peter Nagatsuka, admitiu nesta segunda, 10, que o evento este ano não deverá superar os dois mil ingressos vendidos na edição do ano passado, quando houve apenas um dia de festa. A expectativa dos organizadores era receber cerca de 1.500 pessoas neste fim de semana.
Este ano uma das novidades foi justamente realizar o evento ao longo de dois dias, sábado e domingo. Mas as fortes chuvas que caíram no domingo 25 tornaram intransitável a estrada para o Sítio dos Matsuoka e, assim, o Hanami foi transferido para o fim de semana passado, totalizando três dias de festa.
Segundo Nagatsuka, as cerejeiras atrasaram a brotação este ano devido à intensidade anormal de frio e chuva nos meses que antecederam o Hanami.
Além de contemplar as flores que dão as boas-vindas à estação mais fria do ano, a Festa da Cerejeira é uma ótima oportunidade para os amantes da cultura japonesa. Houve apresentações de canções tradicionais como o Yosakoi Soran, Bon-Odori e os tradicionais tambores Taiko e servidos pratos como yakisoba, sushi, sashimi e tempurá, entre várias outras opções e sorteios que encantaram os participantes.
Organizada por membros da colônia japonesa de Nova Friburgo, a Festa da Cerejeira é baseada no Hanami (que em português significa, literalmente, “contemplar as flores”). No Japão são muito populares as festas para contemplação da sakura — “cerejeira em flor”. Lá o fenômeno acontece entre os meses de março e maio.
Deixe o seu comentário