Henrique Amorim
A Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo retoma suas atividades na próxima semana iniciando o ano letivo de 2014 em novo endereço. O projeto, que oferece cursos gratuitos de artes a crianças, jovens e adolescentes estudantes da rede pública e particular e também a comunidade, vai funcionar a partir de terça-feira, 1º de abril, em novo endereço: no prédio do antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, na Praça Getúlio Vargas 89, esquina com a Rua Ernesto Brasílio. A Secretaria Municipal de Cultura e a Casa da Cultura que funcionavam ali estão agora em um anexo do Teatro Municipal Laercio Ventura, no Suspiro.
Inicialmente, serão oferecidos pela Oficina-Escola de Artes seis cursos (teatro, balé clássico, dança moderna, desenho e violão) com seis professores concursados. Devido ao término do convênio da Oficina-Escola com a banda sinfônica Campesina Friburguense ao final de 2013, os demais professores de artes não tiveram seus contratos renovados. Haverá turmas nos turnos da manhã e tarde. Os alunos que renovaram suas matrículas no início do ano e os novos alunos que já se matricularam na antiga sede da Oficina-Escola terão suas vagas garantidas.
Para se matricular basta apresentar foto 3x4, declaração escolar e comprovante de residência, e estar acompanhado dos pais ou responsáveis. "A Oficina-Escola é o projeto cultural mais importante de Nova Friburgo e por isso precisava de uma reavaliação e readequação. Os cursos devem funcionar de forma democrática, de maneira a atender à coletividade. A preocupação da Secretaria de Cultura não é a formação de artistas, mas o desenvolvimento de habilidades artísticas nas crianças e jovens de Nova Friburgo”, comentou o secretário David Massena.
O antigo casarão da Praça Getúlio Vargas 71, onde funcionava a Oficina-Escola de Artes e que já serviu no passado de residência ao Barão de Nova Friburgo, Antônio Clemente Pinto, e também abrigou a Biblioteca Municipal e a Câmara dos Vereadores, poderá ser cedido à Fundação Dom João VI, encarregada da preservação da memória histórica e documental do município. Especula-se até que o casarão poderá tornar-se a nova sede do Pró-Memória de Nova Friburgo. O imóvel, no entanto, carece de obras urgentes. Embora o telhado tenha sido reformado recentemente, há goteiras em alguns cômodos, sem contar infestações de cupins na estrutura de madeira.
Deixe o seu comentário