A secretaria municipal de Saúde de Nova Friburgo realizará no próximo dia 16 de abril, um domingo, um mutirão de laqueaduras no Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro. A novidade foi anunciada na tarde da última quarta-feira, 29. De acordo com a pasta, dez mulheres aguardam na fila há mais de um ano para realizar o procedimento na rede pública.
Segundo informações da secretaria, em 2016 a unidade não realizou nenhuma laqueadura e, agora, a expectativa do Comitê de Gestão da Saúde é de zerar a fila de espera pela cirurgia na cidade. Este será o primeiro mutirão de laqueaduras realizado pela unidade desde que foi inaugurada, em 17 de outubro de 1947, há quase 70 anos.
A pasta explica que a ligadura de trompas ou laqueadura é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Por isso, antes de realizar a cirurgia, a mulher deve analisar outras formas de evitar a gravidez, pois a ligadura de trompas é uma esterilização, e não um método anticoncepcional.
A laqueadura é um método contraceptivo definitivo. Não altera o ciclo menstrual, nem causa alteração nos níveis hormonais femininos. A cirurgia é indicada a mulheres acima de 25 anos e que já tenham ao menos dois filhos, e que também possuam planejamento familiar.
O Hospital Maternidade fica localizado na Travessa Antonio Fernandes Moreira, 12, no centro da cidade. Mais informações sobre o mutirão podem ser obtidas pelo telefone (22) 2522-0514.
Deixe o seu comentário