Frutas típicas do inverno são ótimas opções para dieta saudável e barata
Flávia Namen
Os nutricionistas não se cansam de recomendar o consumo diário de porções de frutas e vegetais de cores variadas como ideal para manter a saúde. E uma boa dica para quem segue este hábito é aproveitar as frutas da estação para variar o cardápio e não estourar o orçamento. Isso porque, os preços sempre caem de acordo com a safra. Nestes meses de inverno, é hora de saborear duas frutas típicas que estão tomando conta das feiras livres e dos supermercados da cidade: o morango e a tangerina.
Fonte de potássio e ácido fólico, o morango é rico em vitamina C (mais do que a laranja), contendo também vitaminas B1, B2 e cálcio. A fruta é ideal para quem quer reforçar a imunidade e se proteger contra as doenças provocadas pelo frio, principalmente a nova gripe, causada pelo vírus H1N1. Vale destacar que uma xícara de morangos supre 100% das necessidades diárias de vitamina C. Sem falar que a fruta é rica em fibras e ajuda no funcionamento intestinal e na redução do colesterol.
O preço do morango também está convidativo e a caixinha da fruta pode ser encontrada por até R$ 0,99 em algumas promoções. Na hora de comprar é importante prestar atenção no aspecto da fruta, que deve ser bem vermelha, sem manchas ou partes amolecidas. Ao adquirir o produto em caixinhas deve-se verificar o estado dos morangos das camadas inferiores. Por ser muito delicada e frágil, a fruta deve ser manipulada o mínimo possível e precisa ser consumida logo, porque não se conserva por muito tempo.
Vitamina A e redução do risco de doenças
Outra fruta típica desta época é a tangerina, tão popular quanto a laranja. Conhecida pelo seu sabor marcante, colorido intenso e propriedades como fibras e vitaminas, a fruta é encontrada em uma série de variedades, diferindo nas cascas, no tamanho e no gosto. O que poucos sabem é que a tangerina possui uma série de poderes terapêuticos, conforme algumas pesquisas realizadas.
Estudos feitos por cientistas japoneses revelaram que a fruta pode reduzir consideravelmente o risco de câncer de fígado, de doenças cardíacas e diabetes. As análises indicaram que o consumo diário de tangerina diminui a probabilidade de problemas de saúde sérios, como arteriosclerose, infartos e resistência à insulina.
Com tantos benefícios atribuídos ao morango e à tangerina é hora de aproveitar a safra para apreciar as saborosas frutas. Afinal, alimentos de cores diferentes contêm vitaminas e minerais distintos. Logo, quanto mais tipos de frutas e verduras forem incluídos na dieta, mais saudável e rica ela será.
Cultura de participação democrática
Nova Friburgo está em vias da realização da II Conferência Municipal de Cultura e assim materializa-se o espaço mais profundo da participação cidadã na construção de políticas públicas, neste caso, direcionado para a cultura.
É comum ouvirmos e muitos reclamam com frases do tipo eles não fazem nada! Só aparecem na hora do voto! O governo só quer saber de impostos -, entre outras pérolas do senso comum. Porém, poucos param para refletir acerca do verdadeiro significado da democracia e do estado democrático de direito. Neste sentido, este texto trata de um dos elementos essenciais da democracia: a co-responsabilização entre o Estado e os cidadãos. Por sorte nosso regime de Estado nos dá a possibilidade de participarmos ativamente da construção e orientação das ações de nossos governantes e, constitucionalmente consagrados, os Conselhos são os órgãos destinados a esta atuação, por excelência. Por mais sorte ainda, nos é dada a possibilidade de, a cada dois anos, discutirmos abertamente os sentidos e caminhos os quais nossos representantes no poder executivo municipal devem trilhar para o desenvolvimento da cultura. Ressaltando que o termo sorte deve ser traduzido pelo sacrifício de muitos que lutaram e lutam, em nossa história, para que possamos ter vez e voz junto aos governantes.
Em setembro a comunidade cultural de Nova Friburgo terá a grande chance de se fazer ouvir para a construção de uma agenda da cultura que promova a inclusão social, promova a geração de renda e emprego, que agregue os valores de nossas tradições e esteja antenada com nossas tendências de produção cultural. Teremos a oportunidade de posicionar definitivamente a cultura como elemento chave para o desenvolvimento do turismo e da educação de nosso povo e, principalmente, fazer representada a consciência cidadã de um povo culturalmente evoluído, esse povo que prima pela diversidade e faz da diferença, no exercício pleno da democracia, sua grande força.
Os interessados podem acessar o Blog do Conselho Municipal de Cultura www.conselhode culturadenovafriburgo.blogspot.com; ou entrar em contato pelo e-mail cmculturanovafriburgo @ymail.com.
Deixe o seu comentário