Por Angela Pedretti / Fotos: Lúcio César Pereira
Foi-se o tempo em que desfrutar de uma boa massagem era um luxo, privilégio das dondocas! A propagação do conceito de bem-estar como essencial para uma boa saúde contribuiu, e muito, para a disseminação das diversas técnicas e finalidades que envolvem a massagem, transformando-a em um recurso de apelo cada vez mais popular.
E não à toa no verão a procura por massagens se intensifica e os profissionais da área se veem às voltas com agendas sempre lotadas, tendo que se desdobrar para não deixar ninguém fora do alcance de suas “milagrosas” mãos. Porque a massagem, acredite, quando bem-realizada, pode mesmo fazer milagres pela saúde!
Duas são as mais requisitadas no verão, ainda mais às vésperas do carnaval: a de redução de medidas e a famosa drenagem linfática. E os motivos para a enorme demanda são simples: ambas promovem uma completa e revigorante limpeza corporal, eliminando as gordurinhas jamais desejadas e drenando o acúmulo de fluidos e toxinas, estimulando a circulação, reduzindo inchaços e medidas.
Mas, na verdade, não há milagres aqui. O que existe é pura técnica, como explica a professora e técnica em atividades físicas, massoterapeuta e acadêmica em Dietoterapia e Nutrição Tânia Fernandes, que coordena o Spa Tei Fit. “As massagens, de uma forma geral, podem impulsionar o fluxo sanguíneo das células até todas as partes do corpo, ajudando a manter os órgãos e tecidos ativos, resultando na prevenção de doenças, numa pele brilhante e saudável, em cabelos fortes e bonitos, pele lisa e uniforme, sem nódulos e depósitos de gordura, e outros inconvenientes que a idade, o sedentarismo e a diminuição da eficácia do sistema metabólico trazem com a idade, mesmo reforçando-se as atividades físicas e a dieta. As técnicas, quando empregadas corretamente, aliadas ao uso de produtos de alta tecnologia, com princípios ativos eficazes e óleos naturais e da aromaterapia, potencializam bastante os resultados dos tratamentos”, afirma Tânia.
E, como não dá para dissociar o corpo da mente, Tânia faz questão de trabalhar as massagens sempre atenta às necessidades de cada indivíduo. “Sendo um ser social, o ser humano precisa do toque. Ao tocarmos uma pessoa, transferimos e recebemos energias. E esse toque vai desde um aperto de mão, um abraço ou simples tapinhas nas costas. Precisamos reconhecer o valor de um bom abraço. É uma necessidade dos seres vivos, que também se expressam pelos sentidos, e através do tato, do toque, podem ser estabelecidos vínculos tão profícuos quanto duradouros. Este é o fundamento da massagem que todos nós sentimos necessidade”, diz Tânia.
De fato, a ciência já se encarregou de comprovar milhares de vezes os poderes clínicos da massagem, havendo relatos que mostram claramente a diferença de reação à doença quando enfermos são tocados pelos profissionais de saúde. “Um simples gesto de acariciar a cabeça de um enfermo pode ser suficiente para, pelo menos momentaneamente, a pessoa se sentir confortada”, atesta Tânia.
Por essas e outras, as massagens, que há muito integravam tão somente as culturas orientais, fazem cada vez mais sucesso no mundo moderno, em que o estresse tornou-se parte do cotidiano de tantos homens, mulheres e até crianças. Não há mesmo como resistir ao toque!
Massagens: por que e para quê?
• Aliviar dores, tensões e estresse
• * Aumentar a circulação sanguínea e atuar gradativamente em musculatura paralisada
• * Restaurar e relaxar músculos rígidos
• * Mobilizar os tecidos
• * Aumentar a tolerância dos tecidos à pressão
• * Conduzir a relaxamento específico ou geral;
• * Promover a cicatrização e restaurar funções
• * Melhorar o bem-estar físico e emocional.
• Estimular os sistemas circulatório, respiratório, muscular, digestivo, esquelético, endócrino e linfático;
• Elevar a qualidade de vida.
ONDE ENCONTRAR
SPA TeiFit:
Rua Pastor Meyer 31, Paissandu
Telefones: 9723-3064/8828-1718/2542-1718
Site: www.teifit.com.br
E-mail: spatanianefis@hotmail.com
Deixe o seu comentário