Massagem não é só para relaxar

Diferentes técnicas ajudam a estimular o bom funcionamento do corpo
sexta-feira, 09 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Massagem não é só para relaxar
Massagem não é só para relaxar

Para quem está estressado, pratica esportes ou precisa perder peso, a massagem é uma técnica que pode ajudar bastante. Ela aumenta o fluxo sanguíneo, reduz a dor, a rigidez e a fadiga muscular, além de diminuir as tensões musculares do corpo por causa das atividades cotidianas. Nos seus diversos estilos, ajuda também a reduzir a dor de cabeça, o cansaço nos olhos, permite que os folículos do cabelo fiquem bem nutridos, estimulando seu crescimento saudável, e pode ser feita por massagistas especializados ou automassagem.

“A massagem relaxante é indicada para todos. Quando os músculos sofrem com a falta de oxigênio, uma toxina chamada ácido láctico é produzida. Essa toxina afeta a eficiência do músculo, o que pode levar à fadiga, dor, desconforto, sensibilidade ou rigidez. O que a massagem faz é aumentar o fluxo sanguíneo, levando um suprimento de oxigênio e nutrientes às fibras musculares”, explica a especialista Tânia da Silva Fernandes. Segundo ela, a modalidade sueca ou clássica é especialmente indicada para quem pratica esportes e sofre com dores musculares.

Automassagem pode ajudar a prevenir doenças

De origem japonesa, o do-in é conhecido como “acupuntura com os dedos”, e restaura o fluxo da energia Ki, de acordo com os pontos dos meridianos energéticos do corpo humano, utilizados nas práticas da medicina tradicional chinesa. O do-in pode ser usado para prevenir doenças, além de tratar problemas de saúde como cólicas menstruais, dores de cabeça, problemas de fígado e rins.

A técnica de massagem também é usada para aplicar primeiros socorros e é feita inteiramente com os dedos. Suas teorias são simples. Basta aplicar pressão, contínua ou intermitente, em diversos pontos do corpo, conforme a necessidade de cada um. Uma das vantagens do do-in é seu efeito instantâneo e duradouro na maioria dos casos, assim como a ausência de efeitos colaterais.

Drenagem linfática para diminuir medidas

O corpo adquire uma grande quantidade de toxinas ao longo dos dias, tanto por meios internos, quanto externos. Para eliminar essas substâncias, o corpo utiliza seus sistemas de autolimpeza, eliminando tais substâncias potencialmente prejudiciais através da pele, dos rins, do cólon, do sistema imunológico e do sistema linfático.

O fluido que percorre o sistema linfático é chamado de linfa. A drenagem manual da linfa é uma forma de massagem que executa movimentos na sequência obedecida pelos trajetos linfáticos, ou seja, na direção do coração. O processo aumenta a eliminação de líquidos do corpo através do aparelho urinário, causando redução imediata de inchaço e reduzindo medidas.

Quem desejar obter mais informações sobre massagens ou relaxar com uma das tantas modalidades oferecidas pode entrar em contato com Tânia Fernandes, pelo email spatanianefis@hotmail.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade