Rodeados de personagens do Sítio do Picapau Amarelo, que ganharam vida pelas mãos do consagrado escritor brasileiro Monteiro Lobato, diretores da Escola do Vale em Duas Barras, Johnny Veríssimo e Allisom da Silva (o “Positivo”), e a orientadora pedagógica Albertina Wermelinger realizaram a abertura da XV Feira do Livro ocorrida na Praça Governador Portela no Centro Histórico da cidade bibarrense.
O evento, considerado um verdadeiro sucesso por seus organizadores, contou com as presenças dos escritores Martinho da Vila e Cláudio Henrique dos Anjos (o “Barack Obama”), a secretária de Educação Maria das Graças e de Cultura e Turismo Camila Ponce, bem como professores, pessoal de apoio, pais e alunos e colaboradores da Escola do Vale, que garantiram o sucesso da feira deste ano.
Além da apresentação de várias peças teatrais encenadas pelos alunos da escola, que em sua maioria compareceram caracterizadas por personagens do mundo encantado do Sítio do Picapau Amarelo, o evento contou também com a venda de livros, tarde de autógrafos com os escritores convidados, almoço em família e a exposição de vários trabalhos confeccionados pelos próprios alunos.
Tendo como tema central “Monteiro Lobato: muitas histórias no brilho do nosso olhar”, a feira do livro conseguiu atingir seu principal objetivo de fomentar o gosto pela leitura e o amor aos livros.
Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Vovó Anastácia, a Cuca, Saci Pererê, o Visconde de Sabugosa, entre outros personagens do sítio novamente ganharam vida através da criançada que encantaram os presentes na festa onde educação e cultura estiveram no tema central do debate.
Avaliando as conquistas do evento, o diretor administrativo da escola Allison da Silva destacou como de fundamental importância a realização da feira, que no seu entendimento serve como um forte estímulo aos alunos em favor da leitura e o amor pelos livros. Além disso, é uma oportunidade a mais para que a comunidade conheça as atividades que estão sendo realizadas pela escola em for do crescimento e desenvolvimento dos alunos.
Além de elogiar o evento, a iniciativa da Escola do Vale e confirmar seu desejo de conhecer de perto o trabalho que vem sendo realizado na unidade escolar, Martinho da Vila fez questão de agradecer a pulseira que lhe foi presenteada com tanto carinho pelo diretor Allison, confirmando com um largo sorriso: “Isso é coisa de bibarrense”.
Por sua vez, Barack Obama que se disse encantado com a beleza de Duas Barras, que preserva sua história através do seu belo acervo arquitetônico, elogiou também a iniciativa da Escola do Vale, que no seu entender ajuda a cultivar nos alunos o gosto pela leitura. “Além de fazer um belo passeio nesta minha primeira visita a Duas Barras, estou mais feliz ainda por estar aqui entre amigos tendo a oportunidade de autografar meu livro”, reforçou.
Além de autografar seus livros, os escritores Martinho de Vila e Barack Obama elogiaram bastante a feira que em clima de muita alegria e descontração possibilitou um belo dia de convivência e troca de experiências entre os participantes do evento.
Criadora da feira, a orientadora pedagógica Albertina Wermelinger fez questão de agradecer em nome da escola o apoio dado pela Prefeitura para garantir a realização do evento, e destacou o trabalho sério que vem sendo implementado pela família Veríssimo nesta nova fase da escola. Destacou também a colaboração não só dos alunos, que foram nota 10 no desempenho de suas atividades, mas dos professores, da equipe de apoio e a participação dos pais que foram de fundamental importância para o evento. “Com certeza valeu a realização de mais uma edição da feira do livro que já está deixando saudades e que nos motiva para preparação do próximo ano”, concluiu.
Deixe o seu comentário