A exposição Lonas e Papéis, de Mário Massena e Raimundo Peres, está em cartaz na galeria da Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55, entrada pela Rua Dante Laginestra, Centro). São seis trabalhos de cada artista na exposição. Eles já haviam feito uma exposição conjunta na Galeria da Escada, de Ramundo Peres, na Rua Monte Líbano, no fim do ano passado. Eram desenhos e aquarelas. A nova oportunidade surgiu com lonas, de Mário Massena, e papéis, de Raimundo Peres, aproveitando, inclusive, o público dos festivais de inverno da cidade.
Mário e Raimundo chamam a atenção para a diferença desta exposição para as demais. Normalmente as pinturas, como telas, são estiradas em chassis de madeira. Mário Massena tirou as pinturas do chassi e as transformou em lonas de grandes formatos, em que as pessoas podem tocar no trabalho. E Raimundo Peres tirou as aquarelas da moldura e do vidro, deixando-as em contato direto com os espectadores. Para Raimundo, seus trabalhos são os mais básicos possíveis, que ele chamou de ‘aquarelas desnudas’, por terem sido feitas no papel como ele é, pintado na mesa, sem adornos.
Mário e Raimundo gostaram de dividir o espaço e fazer mais esta exposição em conjunto, embora seja importante para o artista fazer uma exposição individual, ter a galeria toda para mostrar seus trabalhos. “Mas eu gosto das exposições coletivas ou em parceria com outro colega, porque estabelecem um diálogo, um confronto entre os dois trabalhos, no sentido positivo, ao mesmo tempo em que a gente divide a responsabilidade de ocupar o espaço. E ficou muito interessante porque uma exposição só com as minhas lonas seria até um pouco monótono, e em confronto com as aquarelas de Raimundo elas estabelecem esse diálogo”, comenta Mário.
Desde a abertura no dia 13 passado, a receptividade do público tem sido muito boa, na opinião dos dois artistas, até pelo caráter diferente que mencionaram. “Ali os panos e os papéis estão soltos, têm uma ondulação própria, é uma nova proposta, mais contemporânea, de deixar os suportes”, diz Mário.
A exposição Lonas e Papéis, de Mário Massena e Raimundo Peres, permanece na Usina Cultural Energisa até o dia 13 de agosto. A visitação pode ser feita das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca. A mostra tem patrocínio da Energisa, com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.
Detalhe importante: as peças estão à venda – à vista ou em até três vezes – e quem se interessar em adquiri-las pode obter os contatos na própria Usina Cultural Energisa.
(MENORES DE 18 ANOS SOMENTE ACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS)
Deixe o seu comentário