Psicóloga com especialização internacional ensina como buscar melhor qualidade de vida a partir da mudança de hábitos simples
Henrique Amorim
Para melhorar o astral, o rendimento no trabalho e sentir-se de bem com a vida é preciso mudar hábitos e, principalmente, buscar a harmonia em si mesmo. Quem garante é a psicóloga Maria Letícia Leite que coordena a série de palestras sobre “Programação NeuroLinguística (PNL)” na sede do Treinamento Específico Individual (TEI) todas as últimas quintas-feiras de cada mês e a partir de abril, o curso de Formação e Certificação de Coaching, que propiciará mais liderança, autodesenvolvimento, flexibilidade na vida e no trabalho, fazendo os participantes a obterem assim os tão esperados resultados. Maria Letícia—que também é pedagoga, hipnoterapeuta, mestra em educação, master trainer em PNL e coach pessoal e empresarial, com certificação internacional—é uma verdadeira apaixonada pela PNL, na qual vem aprimorando-se nas últimas duas décadas, desde que conheceu a modalidade na Califórnia, Estados Unidos. Ela destaca que a PNL fascina por avaliar a programação linguística do cérebro. “É a linguagem que nos limita e o corpo se condiciona a ela”, diz Maria Letícia explicando o real conceito de PNL: um processo terapêutico que aguça a percepção e nos ensina a otimizar o processo do cérebro, entendendo seu funcionamento. A PNL também reduz conflitos e melhora a comunicação, estuda como o cérebro e a mente funcionam e a estruturação do pensamento, emoção e comunicação.
“O ser humano é o agente de transformação e de poder. Ele tem potenciais latentes e prontos para serem expressados. Todo ser é o agente de sua própria vitória ou de sua queda. Ele é a causa, não a vítima das circunstâncias. Somos, na verdade, seres admiráveis que necessitam apenas de alguns ajustes e aprendizados novos, que nos propiciem novas escolhas de formas mais conscientes”, destaca ela. Maria Letícia é também especialista em neurociência e obteve grande experiência na área com acompanhamento de crianças com necessidades especiais. A partir daí, ela foi buscar mais entendimento sobre a linguagem do corpo através de um curso de sinesiologia. Dedicando-se também à hipnose, Maria Letícia criou o Instituto de Integração do Conhecimento, Metas e Linguagem (ICML) que integra através de cursos, seminários, palestras e eventos a PNL, a psicologia, a física quântica e o coaching.
Através das atividades do ICML, presente, além de Nova Friburgo, também em Niterói, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, são trabalhadas metas e a descoberta sobre quem somos e o que é mais importante para cada um de nós. “Essas atividades são voltadas à melhoria dos relacionamentos no trabalho, entre casais, pais e filhos, ampliando o mapa de percepção e reduzindo conflitos. Trabalhamos com uma gama de estratégias para fazer as pessoas se sentirem melhor, buscando sempre o bem-estar, o bom humor, a sabedoria, a segurança e o conhecimento. Afinal estamos na era do despertar do conhecimento graças a tecnologia”, observa Maria Letícia que tem como braço direito no ICML em Nova Friburgo, Márcia Nicolau. O instituto conta ainda com uma destacada equipe de profissionais treinados e com certificações internacionais que destacam em todas as atividades a necessidade de despertar-se para a consciência.
Maria Letícia apaixonou-se por Nova Friburgo e aqui fixou residência
Maria Letícia Leite chegou a Nova Friburgo há seis anos, convidada para organizar um curso de PNL. “Foi amor à primeira vista. Essa cidade tem uma energia especial, que me cativou de imediato”, garante. Ela transferiu residência para cá e sempre entre um compromisso e outro—e olha que são muitos—aproveita para recarregar as baterias em meio ao clima puro das montanhas. Ela quase não para por aqui devido à agenda lotadíssima, mas, além dos cursos de PNL, a psicóloga promoverá mês que vem o curso de formação em coaching, que desponta como uma das profissões mais valorizadas do momento. Em São Paulo, por exemplo, a sessão de uma hora pode render ao coach até R$ 850. “O coaching ensina uma nova forma de lidar com novas estratégias e soluções nas mais diversas áreas de atuação. O coaching é mais que um treinamento. É uma disciplina, uma arte, um procedimento, uma técnica e também um estilo de liderança, gerenciamento e condução. É um processo de aprendizagem com acompanhamento”, enumera.
A psicóloga observa ainda que o coaching é um processo inovador e desafiante, pois questiona as estruturas rígidas da forma particular de ser de cada um. No coaching trabalha-se com relações interpessoais, resoluções de conflitos e gerenciamento de equipes estimulando sempre a capacidade de motivação e adaptabilidade. “O foco do coaching é desenvolver nas pessoas a competência que elas já tem, mas não estão bem trabalhadas ainda. O profissional entra acompanhando a pessoa e ajudando-a a trabalhar suas dificuldades. Afinal hoje em dia, cada vez mais se busca a alta performance”, avalia Maria Letícia.
O curso de formação de coaching, que acontecerá a partir do mês que vem, no Hotel Dominguez Plaza, no Suspiro, tem como público-alvo os profissionais que queiram ativar competências e atuar como líderes, psicólogos, consultores, profissionais de saúde e educação, recursos humanos e administração. Os palestrantes e facilitadores utilizarão no curso os modelos de coaching mais utilizados no Brasil e exterior. Mais informações sobre o custo, datas, horários e inscrições através do site www.icml.com.br, e-mails: contato@icml.com.br e mônica@gigalink.com.br ou ainda pelo telefone de Mônica Nicolau, o 22 9253-3928.
Deixe o seu comentário