O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcio Damazio, divulgou um balanço de suas atividades à frente do Legislativo friburguense ao longo do primeiro semestre de 2014, destacando as leis elaboradas e as medidas de apoio aos moradores do terceiro distrito (Campo do Coelho).
Até junho de 2014, foram quatro projetos de lei ordinária apresentados, com destaque para o que propõe a criação do Dia Municipal do Rim, a fim de estabelecer uma data específica no município destinada ao combate à insuficiência renal, e busca assegurar que o assunto seja debatido e atitudes possam ser tomadas em relação ao tema. Segundo o parlamentar, esses projetos têm como objetivo melhorar a qualidade de vida dessa parcela da população. "Estamos trabalhando com foco em todas as ações. O projeto que cria o Dia do Rim é importante, pois é necessário unir forças para sensibilizar, incentivar a prevenção, e informar para combater esta doença e superar este grave problema de saúde pública”, argumentou.
Já a Indicação Legislativa que solicita a reconstrução Escola Municipal José Alves de Macedo, em Fazenda Rio Grande, Serra Nova e Serra Velha, no 3º distrito de Nova Friburgo, foi oficializada junto ao Executivo, que sinalizou positivamente. Marcio Damazio solicitou, ainda, ao deputado estadual André Corrêa, líder de governo na Alerj, duas torres de telefonia móvel para atender ao município de Nova Friburgo. As torres devem atender o 3º distrito em Salinas e o 7º distrito em Vargem Alta.
O vereador destacou também a participação em reunião com as associações de moradores de Campo do Coelho, Alto de Olaria, Riograndina e Alto do Catete. As reivindicações observadas nesses encontros, afirma, são todas levadas ao Executivo. Na semana passada, por exemplo, os moradores, produtores rurais e empresários de Alto Catete e Furnas foram recebidos em audiência pelo prefeito Rogério Cabral.
Destaca a apresentação de 304 requerimentos, a maior parte deles dedicada a aumentar a acessibilidade, com o pedido de calçamento em várias ruas e conserto de buracos em calçadas e avenidas. Ainda entre solicitações que o parlamentar elencou está o pedido feito em 2011, através de ofício, ao governo do estado, solicitando 18 km de asfalto para o 3º distrito de Nova Friburgo, dividido entre as localidades de Rio Grande e Florândia; Alto de Salinas; Fazenda Campestre; Pilões; a localidade conhecida como os Cabraus; em Conquista e Três Picos.
Ele lembrou ainda o sucesso do Projeto Câmara Jovem, que permite aos estudantes friburguenses compreender o papel do Legislativo municipal dentro do contexto social em que vivem, contribuindo assim para a formação da cidadania, para o amadurecimento da responsabilidade social e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade friburguense. Também foram lembrados o Concurso Literário, projeto de sua autoria, que destina-se a incentivar a produção literária; e a Escola do Legislativo de Nova Friburgo, que é a segunda do estado e a primeira no interior, e tem como objetivo formar, qualificar e capacitar os servidores públicos municipais e a comunidade interessada no aprendizado da gestão pública. "Ambos são projetos importantes para fomentar o surgimento de novas lideranças políticas em Nova Friburgo”, avaliou o presidente da Câmara.
Ele adiantou também a notícia da construção de uma academia para idosos em Salinas, obtida através de emenda parlamentar do deputado estadual André Corrêa, e que em breve deve ser instalada.
Afirmou que sua principal meta para o segundo semestre é a digitalização de documentos da Câmara, que facilitará os trabalhos no Legislativo friburguense. Objetivando garantir mais transparência em seus atos e permitir maior facilidade na busca de documentos, tanto para os trabalhos internos quanto para pesquisadores e o público em geral, Marcio pretende promover a digitalização de todo o seu acervo escrito. O serviço engloba desde os livros de atas das sessões até as pastas com decretos, resoluções, processos licitatórios, processos de pagamento, contratos, contracheques, e outros documentos. "A digitalização do arquivo possibilita que a gestão tenha conhecimento das informações com maior agilidade e segurança, o armazenamento e a transmissão de informações pessoais também se tornarão mais fáceis. Pretendemos aperfeiçoar os serviços, gerando cada vez mais eficiência no atendimento ao servidor público, melhorando todos os serviços prestados internamente”, justificou.
Por fim, lembrou a maior devolução da história da Câmara de Nova Friburgo à Prefeitura, que em 2013 ultrapassou R$ 1,5 milhão em recursos economizados pelo Legislativo. Na ocasião, Marcio sugeriu a aplicação integral de tais recursos na Saúde pública.
Deixe o seu comentário