Marcas coletivas: estratégia de desenvolvimento

sexta-feira, 30 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Empresários do setor de moda constituíram o público-alvo da palestra sobre o tema Marcas coletivas como ferramenta estratégica para o desenvolvimento local. A palestrante foi a professora e pesquisadora Luciene Aragon e o evento aconteceu ontem, quinta-feira, 29 de abril, no auditório do Centro de Formação Profissional do Vestuário.

Pós-graduada em Gestão da Inovação para o Desenvolvimento Local, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e mestranda pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a professora Luciene vai abordar as semelhanças entre os Distritos Industriais italianos e os Arranjos Produtivos Locais (APL) brasileiros.

Por conta do trabalho de conclusão do curso de pós-graduação da UFF, realizado em parceria com a Universidade Milano-Bicocca (Milão, Itália) e o Sebrae-RJ, ela visitou o Distrito Industrial Serico, Província italiana de Como. Durante a pesquisa, ela observou como governo, empresas privadas e universidade conseguiram estabelecer eficientemente convênios que possibilitaram a recuperação da economia local – afetada pela crise econômica provocada pela globalização dos mercados após a década de 1990 – por meio da implantação da marca coletiva Serico como estratégia de valorização dos produtos made in Italy.

Segundo a pesquisadora, o conhecimento da experiência italiana pode contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de marca no Brasil.

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