Manhã de sábado em Friburgo tem sotaque de Portugal

Dia nacional lusitano é celebrado com trovas e dança na praça
sábado, 10 de junho de 2017
por Guilherme Alt
Friburguenses assistem ao hasteamento das bandeiras dos países colonizadores de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)
Friburguenses assistem ao hasteamento das bandeiras dos países colonizadores de Friburgo (Foto: Henrique Pinheiro)

Um sotaque diferente, ó pá, tomou conta da Praça Dermeval Barbosa Moreira neste sábado de manhã, quando autoridades locais, junto com representantes das colônias fundadoras da cidade, celebraram o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A data assinala o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor de ”Os Lusíadas”. O país é um dos poucos do mundo que dedicam o seu dia nacional a uma data que não tem relação com um fato da história política.

O secretário municipal de Turismo, Wilton Neves, presente na celebração, considerou o evento como importante lembrança às raízes portuguesas. “Fortalecer as nossas tradições, as nossas colônias é primordial. Comemorar o Dia de Portugal é totalmente significante”.

A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras nacional e das dez colônias. Em seguida, os secretários de Cultura e Turismo agradeceram o apoio e falaram sobre a força de celebrar datas como essa.

O representante da colônia portuguesa, Gustavo Silva, ressaltou a importância da educação nas escolas. Elizabeth Souza Cruz, presidente da União Brasileira de Trovas (UBT), leu algumas das trovas ganhadoras dos Jogos Florais com temas relativos a Portugal. O final da cerimônia contou com a apresentação de dança típica portuguesa dos alunos da Escola Iza Saippa Ranucci.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Portugal | cerimônia | Turismo | colonizadores
Publicidade