Mamógrafo do Raul Sertã será inaugurado nesta sexta

sexta-feira, 10 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Nesta sexta-feira, 10, às 9h, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Fundação Municipal de Saúde/Secretaria Municipal de Saúde, inaugura o primeiro mamógrafo público da região centro-norte fluminense, com capacidade para atender 260 mulheres por mês. O equipamento foi instalado numa sala especialmente preparada para abrigar o Serviço de Mamografia de Nova Friburgo, instalado no Hospital Raul Sertã.

O mamógrafo, que estava abandonado em uma caixa fechada no depósito do hospital há dois anos, foi ativado e instalado em uma sala equipada e climatizada para abrigar o aparelho de raio-x e viabilizar seu pleno funcionamento em favor dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Mamografia, o melhor exame para se detectar câncer inicial de mama

De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, o mamógrafo pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama. Quanto mais precoce a remoção do tumor na fase inicial, mais eficiente é a redução da taxa de mortalidade das pacientes e melhor qualidade de vida.

A mamografia é a melhor técnica de diagnóstico de mama para mulheres acima de 35 anos. É uma radiografia da mama, onde a imagem produzida ajuda a detectar alterações no tecido mamário. Este exame é muito útil, especialmente em mamas de mulheres na pós-menopausa.

Ocorreram muitos avanços na mamografia nos últimos anos. Com isto, podem-se detectar pequenos nódulos, muitas vezes não palpáveis, com uma carga de radiação muito baixa, sem trazer danos à paciente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hospital Raul Sertã | saúde | inauguração
Publicidade