(SECOM) - A Secretaria Municipal de Obras de Nova Friburgo está empenhada, desde os primeiros dias do atual governo, em recuperar toda a malha viária urbana e rural de Nova Friburgo. Depois das obras de recapeamento asfáltico nas avenidas Conselheiro Julius Arp e Governador Roberto Silveira (neste caso em parceria com a Rota-116), na área urbana da cidade, a equipe da Secretaria realizou um amplo trabalho de recuperação de estradas, que está mudando positivamente a área rural.
Segundo moradores dos locais mais distantes do centro de Nova Friburgo, “há muito tempo não se via um só caminhão fazendo reparos nas estradas rurais”. Cerca de 250 quilômetros de estradas foram restaurados e já estão servindo à população, viabilizando, primordialmente, o escoamento da produção agrícola do município.
As estradas do Cardinot, localidade que esteve totalmente esquecida pela administração anterior, teve toda sua extensão recuperada. Máquinas patrols, retroescavadeiras e caminhões trabalharam durante um mês na colocação de saibro, nivelamento do terreno e instalação de canaletas para captação das águas das chuvas, além de bueiros e sistemas de contenção de encostas.
Ao todo, 15 quilômetros de estradas receberam reparos, alargando as vias e abrindo passagem para os veículos que transitam no bairro, levando e trazendo trabalhadores e produção agrícola daquela região.
Segundo o secretário de Obras, Hélio Gonçalves Corrêa, a reconstituição da malha viária do município faz parte de um amplo projeto, que contempla o desenvolvimento da agricultura, a qualidade de vida dos moradores e as rotas de ecoturismo, vislumbradas no chamado projeto Caminhos de Nova Friburgo, idealizado pelo prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello.
“Tudo está sendo feito para, além de abrir caminho aos produtores rurais e moradores, constituir o plano do prefeito, que quer unir as estradas que cercam a cidade e transformá-las em um grande roteiro turístico”, disse Helinho.
Canteiro de obras
Seguindo a vocação do prefeito-engenheiro Heródoto, o secretário Helinho vem transformando estradas e ruas do município num grande canteiro de obras. Dezenas de vias foram restauradas e já entregues aos moradores de diversas regiões, devolvendo a operacionalidade à malha viária friburguense.
As estradas de Lumiar-São Pedro, Macaé de Baixo, Campo do Coelho, Conquista, Rio Grande de Cima, Amparo, Vargem Alta e São Geraldo já fazem parte do itinerário de obras realizadas.
Além do mutirão de obras e limpeza que continua percorrendo os bairros da cidade, realizando serviços de limpeza, capina e pequenos reparos, a recuperação de estradas já faz parte de um esforço diário da prefeitura em manter a cidade viável para o turista e confortável para o friburguense.
Deixe o seu comentário