Mais um macaco foi encontrado morto no Sertão de Rio Bonito, no distrito de Lumiar. A Secretaria municipal de Saúde informou nesta quarta-feira, 24, que vai encaminhar o corpo do primata para análise em um laboratório no Rio de Janeiro, pois há suspeitas de que o animal tenha morrido por febre amarela, devido à proximidade com Casimiro de Abreu, na Região dos Lagos.
Esse é o terceiro macaco encontrado morto na região. Em março, quando acontecia a campanha de vacinação contra a doença na cidade, dois primatas apareceram mortos nas localidades de Toca da Onça e Santiago, também em Lumiar. Os corpos foram levados para exames e um dos resultados deu negativo para febre amarela. A Secretaria municipal de Saúde aguarda, porém, outro exame para confirmar a causa da morte dos animais.
Em Nova Friburgo, não há casos suspeitos e confirmados de febre amarela em humanos. Nesta quarta-feira, 24, a Secretaria estadual de Saúde confirmou, porém, a sétima morte pela doença no Estado do Rio. A vítima é de Porciúncula, no Noroeste Fluminense. A cidade com o maior número de ocorrências continua sendo Casimiro de Abreu, com sete casos, sendo um óbito.
O estado registrou até a divulgação do último boletim, na quarta-feira, 24, 16 casos de febre amarela em humanos. Além dos municípios de Casimiro de Abreu (7) e Porciúncula (2), houve casos em Santa Maria Madalena (1), Macaé (2), São Fidélis (1), São Pedro da Aldeia (1), Maricá (1) e Silva Jardim (1). Em quatro municípios foram detectados seis casos de febre amarela em macacos: São Sebastião do Alto, Maricá, Campos dos Goytacazes, Macaé, Rio das Flores e Carmo.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que 55 dos 65 municípios prioritários para o combate à doença já receberam vacinas em quantidade suficiente para imunizar o público-alvo. Cerca de 5 milhões de doses já foram distribuídas e a expectativa é vacinar 12 milhões de pessoas nos 92 municípios do Rio de Janeiro até o fim do ano.
Em Friburgo, a vacina contra a febre amarela continua sendo oferecida em três dias da semana, sempre das 9h às 16h. Na quarta-feira, na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; na quinta-feira, na Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo; na sexta-feira, na Unidade Básica de Saúde Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira; e no Posto de Saúde Doutor Waldir Costa, em Conselheiro Paulino.
Deixe o seu comentário