O patrimônio da cidade continua sendo danificado pela ação de vândalos que costumam agir nas madrugadas friburguenses destruindo os bens públicos. O alvo esta semana foi a estátua do verão, que fica localizada na Praça Dermeval Barbosa Moreira e está sem a cabeça. “Provavelmente foi arrancada na calada da noite num ato de total falta de cidadania”, disse um leitor que ligou para a redação de A VOZ DA SERRA e preferiu não se identificar.
Esta não é a primeira vez que uma das estátuas que simbolizam as quatro estações é depredada. Há alguns anos, a estátua do inverno também teve a cabeça arrancada, o que motivou uma série de protestos. Sem contar que as imagens são constantemente pichadas e já tiveram outras partes quebradas como mãos e pés. Esculpidas em mármore de Carrara, as estátuas estão visivelmente desgastadas pela ação dos vândalos e precisam ser preservadas antes que sejam danificadas por completo.
Vale destacar que os atos de depredação do patrimônio têm sido constantes ultimamente e prejudicado a comunidade em diversos aspectos. Recentemente, o painel de publicidade da Usina Cultural Energisa, localizado na lateral do prédio na Rua Dante Laginestra, foi arrancado e restaram apenas os furos na parede. “A cultura foi atingida”, disse a coordenadora do espaço, Elizabeth Maldonado, ao ser informada do furto, considerando-o um fato não só inusitado como preocupante.
Outros exemplos de vandalismo também podem ser vistos pela cidade, como orelhões quebrados, instalações públicas depredadas e vários monumentos, postes e muros pichados. Não custa lembrar que as ações estão na contramão das campanhas promovidas no município após a catástrofe de 2011, visando resgatar a beleza da cidade e a autoestima de seu povo. Sem contar que são atitudes que revelam a falta de educação de algumas pessoas sem compromisso com a preservação da cidade. Afinal, cuidar do patrimônio público é tarefa não só dos órgãos responsáveis como também de toda a sociedade. Como isso ainda não acontece por aqui, resta à comunidade reivindicar a adoção de algumas medidas como o reforço do esquema de segurança do município a fim de coibir a ação dos vândalos.
Deixe o seu comentário