Os alimentos orgânicos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado, devido aos benefícios que oferecem à saúde, garantindo a melhoria da qualidade de vida. Isso porque são produzidos sem agrotóxicos, o que significa que são mais saborosos e ricos em vitaminas, sais minerais e outras substâncias importantes para o organismo. Sem contar que os alimentos orgânicos se conservam por mais tempo na geladeira sem perder suas qualidades nutritivas.
Com tantas vantagens, os orgânicos têm se popularizado cada vez mais entre consumidores de todas as idades. Prova disso é que os produtos estão sendo comercializados não só em supermercados, como em feiras livres e feirinhas especializadas. Uma delas é realizada aos sábados, na praça do Cônego, e reúne produtos diversos, que vão de hortifrutigranjeiros a café, farinha de mandioca, banana-passa e doces de corte e em compotas. Aberta há cerca de um ano e meio, a feirinha funciona das 7h às 12h e reúne o que de melhor é produzido na região. O local é o endereço certo para quem busca uma dieta saudável, livre de componentes químicos.
Outra iniciativa que vem mostrando a qualidade dos orgânicos produzidos em Nova Friburgo é o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, lançado recentemente pela Prefeitura do Rio, em parceria com a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio (Abio). Realizado junto às feiras livres de vários bairros da Zona Sul carioca, o circuito vem mostrando que os alimentos orgânicos nem sempre são mais caros que os convencionais. O motivo é que os produtos são vendidos pelos próprios agricultores, sem intermediários, o que reduz os preços em até 40% em relação ao varejo.
Sítio Cultivar, referência em produtos que aliam qualidade e sustentabilidade
Um dos participantes do Circuito Carioca é o Sítio Cultivar, pioneiro em Nova Friburgo no plantio de produtos orgânicos. Localizado no Circuito Pedra Branca, o sítio é referência neste tipo de agricultura e produz anualmente 60 toneladas de verduras, legumes e frutas. O sistema de produção adota práticas que contemplam o uso saudável do solo, da água e do ar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável. “Além do cuidado com a qualidade dos produtos cultivados sem o uso de substâncias tóxicas e sintéticas, temos a preocupação em fazer uma produção limpa, respeitando o meio ambiente”, explicam os proprietários do sítio, o casal Jovelina Fonseca e Luiz Paulo Ribeiro.
A sustentabilidade, aliada ao cuidado e atenção nas etapas de produção, garantem alimentos que primam pelo paladar. Prova disso são os comentários positivos ouvidos com frequência pelo casal. “Nossos clientes sempre elogiam a qualidade e o sabor dos alimentos que produzimos. Muitos confessam que não conseguem mais comer os produtos convencionais devido à diferença no paladar. Sem contar a energia que os orgânicos fornecem”, destaca o casal.
Animados com a participação no Circuito Carioca, Jovelina e Luiz Paulo estão confiantes no sucesso da iniciativa, que reúne também outros produtores locais. “Estamos acreditando muito que os orgânicos da serra vão crescer de produção com esse mercado que está se abrindo no Rio de Janeiro. Sem falar no intercâmbio que poderemos fazer com produtores de outras regiões do estado, o que possibilitará aumentar a oferta dos orgânicos vendidos aqui e alavancar o consumo”, acredita o casal, que acaba de lançar um blog na internet: www.sitiocultivar.blogspot.com.br.
Deixe o seu comentário