Mais friburguenses reclamam da falta de energia elétrica

Na Fazenda Bela Vista interrupções totalizaram mais de 20 horas
terça-feira, 01 de dezembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Mais friburguenses reclamam da falta de energia elétrica

Na edição de ontem, 1º, A VOZ DA SERRA publicou reportagem com opiniões de moradores de vários locais do município sobre as seguidas interrupções no fornecimento de energia elétrica no últimos sábado, 28, domingo, 29, e segunda-feira, 30 de novembro, causando transtornos de toda ordem.

As queixas dos consumidores, no entanto, continuaram chegando à redação de A VOZ DA SERRA ontem, inclusive, observando que nossa reportagem não citou que vários bairros que também ficaram sem energia,e do tempo correto da duração do mesmo.

No Cônego e Cascatinha, por exemplo, comerciantes queixaram-se do apagão, com o consequente desligamento dos equipamentos de refrigeração e fabricação de pães. Moradores que promoviam eventos em suas casas na ocasião também ficaram em situação complicada, conforme reclamação de vários deles, pois o apagão durou praticamente toda a tarde de domingo. O fornecimento de energia só foi restabelecido por volta das 20h. Na Ponte da Saudade, na altura do Hotel Buscky, a assinante Myrian ficou as escuras até as 22h de domingo também, sem saber precisar quando aconteceu o corte de luz, pois chegou em casa em torno de 21h.

Da Fazenda Bela Vista também chegaram reclamações à redação. Um exemplo é o morador Juliano Rodrigues de Jesus, que lamenta os frequentes cortes no fornecimento de energia elétrica no local. E o que mais o irritou foi não ter conseguido falar com o serviço de atendimento aos clientes da concessionária de energia elétrica. Vizinhos tentaram por mais de 40 minutos e tudo o que conseguiram foi ouvir uma gravação no telefone irritando-os. O máximo que conseguiram saber foi sobre a queda de uma árvore na região de Toledo, fato que não teria ligação com a rede que atende a Fazenda Bela Vista.

Juliano supõe que a concessionária Energisa não dispõe de profissionais suficientes nos fins de semana para atender as demandas da clientela. “É um total descaso, uma falta de respeito com os consumidores”, desabafou o morador da Fazenda Bela Vista, citando que havia vizinhos com medicamentos na geladeira a ponto de serem perdidos em função do blecaute. O fim de semana na Fazenda Bela Vista foi de escuridão desde sábado, quando o fornecimento de energia foi interrompido por algum tempo. Já no domingo faltou luz na localidade das 16h às 23h e depois, e como se não bastasse, também houve interrupção no fornecimento na segunda 30, por volta das 19h, o que se estendeu pelo menos até às 9h de ontem, 1º. Juliano enviou  à redação de A VOZ DA SERRA vários números de protocolo, solicitando os atendimentos à concessionária.

Juliano reclama ainda das frequentes interrupções de energia na localidade onde reside fazendo com que pelo menos uma vez por semana ele e seus vizinhos tenham que reclamar com o setor de atendimento da Energisa. Ontem pela manhã,  após aproximadamente 13 horas sem luz, quando uma equipe apareceu para fazer os consertos na rede, havia fios espalhados pela rua, o que representou perigo para os moradores da Fazenda Bela Vista, que se sentiram cerceados, sem poder se locomover, sem o direito de ir e vir, como, por exemplo, seguir para o trabalho com segurança.Todos estavam com medo de um acidente no local com a fiação exposta. O morador se queixou ainda que paga caro pelas contas de luz e não tem o retorno esperado da distribuidora de energia elétrica. Em dias normais, sem manifestações do tempo, como ventos fortes ou chuvas, Juliano não consegue ligar o computador e o chuveiro ao mesmo tempo, pois a corrente elétrica é fraca onde mora.

Enfim, o apagão do último fim de semana “acendeu” a ira dos muitos friburguenses que na escuridão de um dia chuvoso, não puderam ler, ver televisão, ficaram sem computador, e sem bebida gelada. E olha que as chuvas  de verão ainda nem começaram...

O que diz a Energisa

O diretor técnico comercial da Energisa, Fernando Costalonga, mais uma vez atendeu A VOZ DA SERRA para explicar a situação. Segundo ele, no sábado, 28 de novembro, conforme havia explicado na reportagem do dia anterior, a interrupção de energia, que afetou as regiões Serrana, dos Lagos, Baixada Fluminense e parte da Zona da Mata de Minas Gerais, foi ocasionada por uma falha de fornecimento de energia da Ampla, empresa responsável pelo suprimento da energia que chega à Energisa em Nova Friburgo. O apagão durou 26 minutos.

Costalonga cita também que, entretanto, em função dos ventos fortes e das chuvas, a Energisa registrou, nos últimos dias 29 e 30, inúmeras ocorrências, sendo a maior parte delas, causadas por árvores de grande porte sobre a rede elétrica e descargas atmosféricas, provocando interrupções de pequena abrangência em algumas áreas isoladas de Nova Friburgo, o que contribuiu para maior volume de ligações na Central de Atendimento da Energisa.

No bairro Cônego - comenta o diretor -, no domingo, 29, devido às fortes chuvas, galhos de árvores ficaram presos na rede elétrica, impedindo que a rede fosse religada, por meio de manobras automatizadas. Foi necessário que as equipes da Energisa inspecionassem toda a rede para retirada dos galhos e reparo da ocorrência. Declara que a Energisa tomou todas as providências necessárias para retorno do fornecimento de energia o mais rápido possível aos seus clientes. Ele afirma que a interrupção teve início às 16h17 e normalizada gradativamente, sendo que às 19h18 a energia já havia sido restabelecida para todos os clientes atingidos.

Fernando Costalonga cita ainda que na Fazenda Bela Vista, na segunda-feira, 30, uma árvore de grande porte caiu sobre a rede elétrica, danificando os cabos. Para realizar a manutenção nos cabos, com segurança, foram necessárias medidas como retirada da árvore e realizar corte de bambu, o que prolongou o tempo da interrupção. Doze clientes ficaram sem energia no local.

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