Mais de cem mil candidatos já fizeram a pré-matrícula na rede estadual

Inscrições terminam no dia 1º de dezembro
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

As inscrições para a pré-matrícula na rede estadual de ensino bateram recorde histórico desde que foram abertas, em 30 de outubro. Mais de cem mil interessados se inscreveram, cerca de 20 mil a mais do que no mesmo período do ano passado. O número de estudantes oriundos da rede privada também cresceu: 12,68% até agora contra os 10,72% registrados em 2013, no mesmo período.

"Este incremento se deve à intensificação que fizemos na divulgação da pré-matrícula e aos bons resultados que a rede pública de ensino do Rio de Janeiro conquistou no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), saindo do 15º para o atual quarto lugar. O aumento do interesse dos alunos de escolas particulares em estudar na nossa rede também é reflexo dessa conquista”, explicou a superintendente de Planejamento e Integração das Redes da Secretaria de Educação, Anna Paula Velasco.

INICIATIVAS PIONEIRAS NA REDE - Para o subsecretário de Gestão de Ensino, Antonio José Vieira Neto, a decisão de implantar modelos diferenciados nas escolas estaduais, como educação profissionalizante, proficiência em línguas estrangeiras e ênfase na orientação vocacional, também tem ajudado a atrair pais e alunos para a rede estadual.

"Nos últimos anos, criamos escolas que oferecem novas metodologias de ensino e esses diferenciais estão atraindo os estudantes. Além disso, a nova classe média conquistou estabilidade, mas faz questão de utilizar os serviços públicos de qualidade. E grande parte das nossas escolas tem isso a oferecer”, afirmou o subsecretário.

SEGUNDA FASE EM JANEIRO - As inscrições para a pré-matrícula terminam no dia 1º de dezembro e podem ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br. No dia 22 de dezembro, será divulgada a relação nominal de todos os estudantes alocados. Entre 6 e 12 de janeiro será necessário confirmar a vaga na escola selecionada.

A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 22 a 26 de janeiro, sendo o primeiro dia exclusivo para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não se inscreveram ou não confirmaram a reserva de vagas na primeira etapa.

As oportunidades são para os ensinos médio regular, médio inovador, integrado, médio da educação de jovens e adultos, fundamental regular e fundamental da educação de jovens e adultos, além de formação de professores, Programa de Correção de Fluxo do Fundamental, entre outros.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | matrícula
Publicidade