Em menos de quatro horas, equipes da concessionária Águas de Nova Friburgo recolheram 75 pneus ao longo do leito do Rio Bengalas, nos trechos entre a ponte Sete de Setembro e a Igreja Luterana. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 3, e fez parte do projeto “Viveiro Educandário”, que visa reutilizar material descartado irregularmente para a construção de um viveiro no Parque Municipal Juarez Frotté, no Cascatinha.
Cerca de 15 funcionários dos setores operacional e de coleta de esgoto da concessionária Águas de Nova Friburgo participaram da ação, que utilizou um caminhão poliguindaste e uma caçamba para transportar todo o material. De acordo com a concessionária, para o recolhimento dos pneus, foi realizado um mapeamento prévio do rio junto às empresas criadoras do projeto, a Elas Ecomodas e o Senai.
“Os pneus foram localizados entre a Igreja Luterana e o trevo de Duas Pedras. Mas hoje [quarta-feira, 3] foi feita a coleta no trecho entre a Igreja Luterana até a ponte Sete de Setembro”, informou a concessionária. As dezenas de pneus recolhidos nesta quarta-feira foram levadas para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da concessionária, onde o material será higienizado em tanques com cloro e armazenado até serem transportados para o horto. A data de entrega, no entanto, ainda não foi definida.
“A limpeza dos rios não é obrigação da concessionária, mas durante a manutenção dos interceptores, muito lixo é retirado. Por isso, sempre que convidada para participar de ações positivas em relação ao meio ambiente, a concessionária dá o apoio necessário”, destacou a empresa, em nota.
O descarte de pneus velhos em locais inadequados — como rios, córregos, cachoeiras e terrenos baldios — já é um problema antigo em Nova Friburgo. Além de trazer uma série de prejuízos à biodiversidade e qualidade de vida da população, o hábito contribui para a ocorrência de enchentes e alagamentos nos períodos de chuva.
Deixe o seu comentário