Mais conforto

segunda-feira, 27 de junho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Mais conforto

A PREFEITURA entregará nesta semana um posto de saúde no distrito de Amparo e o prédio do Hemocentro Região Serrana anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, ampliando a melhoria do sistema de saúde. Certamente a comunidade será beneficiada, assim como todos os municípios da região que dependem deste serviço essencial. Entretanto, apesar de estar capacitado para receber 50 doadores por dia, a média de pessoas que procuram o hemocentro para doação não passa de 20 abnegados voluntários.

A DOAÇÃO de sangue tem sido um permanente desafio das autoridades médicas para o suprimento da rede hospitalar em todo país e em Nova Friburgo não é diferente. Não se trata simplesmente de um caso de gestão e, sim, de conscientização. Sem a ação individual do homem, muitas vidas correm risco e ainda não se criou nada para substituir a solidariedade.

AMPLIANDO as políticas de incentivo à doação de sangue, a Câmara Municipal criou, desde 2009, o Certificado Empresa Amiga da Vida como um reconhecimento às empresas e instituições friburguenses que incorporarem a doação como política de recursos humanos e prática de cidadania. A proposta atinge, assim, a segmentos de grande capacidade de mobilização e sensibilização.

MUITOS pacientes correm risco de vida quando falta sangue no atendimento médico de emergência. Esta situação se agrava pelo aumento no número de veículos e de acidentes nas estradas durante feriados prolongados, sem falar na incidência cada vez maior da violência urbana. A falta de informação faz com que apenas 2% da população brasileira seja doadora de sangue.

O PROBLEMA com a doação de sangue em Nova Friburgo só poderá ser abrandado através da conscientização da sociedade para a importância desse gesto. Trata-se de um pequeno gesto que pode salvar vidas e não deve ser encarado com indiferença pela população. Cabe ainda às autoridades públicas sugerir campanhas e esclarecimentos nas escolas do município que ressaltem o valor da doação como um ato de cidadania.
AS EMPRESAS e instituições municipais podem colaborar muito estimulando seus colaboradores para a prática da doação voluntária. Para quem promove a prática da doação, a medida cria uma nova ponte de interatividade com a comunidade, valorizando as relações com a população. Para isto não é preciso muita coisa, basta vontade de ajudar.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade