O Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (Cref 1) autuou na última semana seis academias em mais uma operação para coibir o exercício ilegal da profissão e para verificar se os estabelecimentos oferecem infraestrutura adequada aos alunos em Nova Friburgo. A ação também contou com o apoio do Procon da cidade.
Ao todo, 16 academias foram fiscalizadas entre os últimos dias 9 e 12. Durante a operação, os fiscais do conselho flagraram pessoas treinando alunos sem habilitação necessária em duas academias. O Cref 1 também autuou outros quatro estabelecimentos devido à falta de responsável técnico e autorização de funcionamento.
O nome das academias não foi divulgado pelo Cref 1. Todos os estabelecimentos foram notificados das irregularidades e têm um prazo para se regularizarem perante o Cref. Já as pessoas que foram flagradas em exercício ilegal da profissão terão seus casos encaminhados ao Ministério Público.
O Cref 1 pede que os alunos de academias colaborem no combate ao exercício ilegal da profissão de educação física, para isso, é importante que as pessoas verifiquem se os profissionais que orientam os exercícios físicos estão habilitados no conselho, bem como se os estabelecimentos possuem o registro no órgão.
“Ser orientado por um profissional habilitado pelo Cref 1 é ter garantida a prestação de um serviço com foco no bem-estar físico e mental, evitando ou reduzindo o surgimento de lesões e comprometimento motor grave. No site cref1.org.br é possível denunciar irregularidades e consultar se um estabelecimento de pratica de atividade física é registrado ou se um profissional é habilitado”, informa o Cref 1.
Deixe o seu comentário