O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPqD), representado por Ricardo Lopes Sanches e Ricardo Dipsie, da área de gestão governamental do instituto, realizou apresentação do sistema SisEsducar: Solução Integrada de Gestão da Educação. O objetivo do encontro foi mostrar aos gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) como o SisEducar pode ajudar na organização da Secretaria e da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa da reunião foi da empresa de tecnologia friburguense, Gigalink, que está iniciando atividades voltadas para gestão na administração pública via sistemas, através de parcerias com entidades de reconhecido valor como o CPqD. O SisEducar faz parte do setor “Cidades Digitais”, voltado para a administração pública.
A reunião teve início com a introdução do gestor de governo da Gigalink, Angelo Augusto Jaquel Jr., ex-secretário de Administração de Nova Friburgo, que explicou o objetivo do encontro e apresentou os gestores do CPqD, que detalharam o funcionamento do sistema e todos os recursos disponíveis.
Durante a apresentação, os gestores da SME esclareceram dúvidas e puderam verificar o funcionamento sistema online, inclusive com simulações. O SisEducar permite um controle apurado das vagas, matrícula e inscrições nas escolas; quais os bairros com maior necessidade de construção de unidades escolares; otimização do transporte escolar, transparência no processo de atribuição e remoção de professores; uso da tecnologia na rede de ensino; intercomunicação entre as escolas e secretaria de educação; distribuição da merenda escolar e planejamento de cardápio; gestão de suprimentos e patrimônio; inclusão de portadores de deficiência visual e auditiva; envio de informações ao Censo Escolar (Educacenso); dção de conteúdo digital pela Internet e pela TV; visão espacial das escolas, alunos e professores (geoprocessamento). Com a implantação do SisEeducar é possível reduzir gastos, e aumentar o controle para o repasse de verbas, além de permitir a otimização dos recursos, sua melhor aplicação e a visualização da rede de ensino em detalhes.
O CPqD desenvolve um amplo programa de pesquisa e desenvolvimento. É o maior instituto da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções em tecnologias da informação e comunicação (TICs) que são utilizadas em diversos setores: telecomunicações, financeiro, energia elétrica, industrial, corporativo e administração pública. É uma fundação de direito privado, uma instituição independente focada na inovação com base nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do país e para a inclusão digital da sociedade. Com sede em Campinas (SP), o CPqD está numa área de 360 mil m2, com 60 mil m2 de área construída e mais de 1200 funcionários.
Durante a apresentação, Ricardo Sanches explicou o surgimento do SisEducar. Com a criação do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga), os pequenos provedores se tornaram parte fundamental do processo, os principais agentes do Plano, visto que as grandes operadoras não demonstraram o mesmo interesse em adotar o PNBL. De acordo com Sanches, o PNBL é mais do que o acesso à internet, é inclusão digital. Acesso à tecnologia, capacidade de operar a tecnologia e o resultado (benefício que o usuário tem com o acesso) são as bases do tripé da inclusão digital. Para o gestor, não existe inclusão digital sem passar pela educação. Por isso, surgiu a ideia de criar um sistema que auxiliasse a gestão das redes de ensino, aliado ao que determina lei, em que todas as escolas da área urbana têm direito à conexão gratuita, fornecida pelas grandes operadoras.
Segundo o gestor do CPqD, o modelo adotado no Brasil é único na América Latina, baseado na inovação endógena, ou seja, o PNBL inova porque o serviço passa a ser prestado levando-se em conta os pequenos provedores e endógena porque aproveita o que o país já tem, um instituto altamente reconhecido e os milhares de provedores espalhados pelo país.
Estiveram presentes pela Secretaria Municipal de Educação, o secretário Marcelo Verly e gestores de todas as áreas. Pela Gigalink, compareceram seu diretor-presidente, Osvaldo Lucho Jr. e o conselheiro da empresa, Luiz Gonzaga Duarte.
Deixe o seu comentário