A partir deste ano, estudantes de dança e aspirantes a bailarinos terão a oportunidade de completar sua formação sem precisar sair de Nova Friburgo. Em uma parceria inédita, a Bibiana de Sá Escola de Dança e a Petite Danse se uniram para trazer para a cidade o melhor do ensino da dança no país.
“Com o crescimento de nossa escola nos deparamos com duas grandes necessidades: uma delas era reforçar a equipe de coordenação e incrementar a reciclagem dos nossos professores e alunos. A outra necessidade era a de complementar a formação de nossos bailarinos—que assim desejassem—até o nível profissional. Para cumprir estas duas metas precisaríamos recorrer a uma escola que ao mesmo tempo fosse excepcional no resultado da formação, mas que também tivesse afinidade com nossa filosofia de trabalho, principalmente com as crianças. E a Petite Danse, sem dúvida nenhuma, é a melhor escola para cumprir esses dois papéis”, explicou Bibiana de Sá.
Ambas as escolas têm mais de 20 anos de história e como filosofia uma proposta educacional cuidadosamente planejada, visando uma formação correta e consciente do movimento, incentivando a capacidade de iniciativa e autoconfiança, estimulando o trabalho em equipe, o espírito cooperativo e de sensibilidade e responsabilidade social—como menciona o site da Petite Danse. A parceria surgiu principalmente pela afinidade entre as filosofias das duas escolas.
A Escola de Dança Petite Danse é um estabelecimento de ensino autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro a ministrar o Curso de Educação Profissional na área de artes, com habilitação profissional em técnica de bailarinos para corpo de baile. É reconhecida internacionalmente pelos prêmios conquistados por seus alunos no exterior, e só em 2011 conquistou o Grand Prix de Lausane, na Suíça, e o Grand Prix de Nova York, além de ter recebido o prêmio de melhor escola de dança no Festival de Joinville.
Bailarinos formados pela Petite dançam em algumas das maiores e melhores companhias do mundo, como a Cia. do Royal Ballet School, de Londres, Inglaterra, a John Cranko School, em Stuttgart, Alemanha, a Cia Salzburg Ballet, na Áustria, a Escola Princess Grace, em Mônaco, o San Francisco Ballet, EUA, entre outras companhias, além do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
A parceria entre as escolas se dará principalmente com intercâmbio de profissionais. O jovem professor da Petite Danse, Luiz Henrique, mudou-se para Nova Friburgo e estará permanentemente trabalhando junto com as professoras da escola. Além disso, uma vez por semana outros professores estarão na cidade para ministrar aulas. Paralelamente, as professoras da Bibiana Escola de Dança participarão das reciclagens e reuniões dos professores da Petite no Rio de Janeiro.
“Isso será muito enriquecedor para nós! Nosso corpo docente é atualmente todo formado por professoras graduadas em Licenciatura em Dança. As professoras Ana Carolina Constantino, Juliana Rodrigues e Priscila Dantas já estavam conosco e agora recebemos o reforço de nossa ex-aluna Tassila Valle, que acaba de concluir sua pós-graduação em Psicomotricidade no Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, o IBMR, no Rio de Janeiro. Para todas elas a permanente reciclagem e troca com profissionais da Petite serão preciosas ferramentas para aprimorar seu trabalho”, destaca Bibiana de Sá.
Alunos mais adiantados poderão participar de aulas e ensaios na sede da Petite no Rio, com grandes maitres do ballet, como o professor Sérgio Lobato, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“A beleza disso tudo está no percurso. Trabalhamos duro durante 20 anos para chegarmos até aqui, e agora, completando 21, parece que nos chega a maioridade”, festeja Bibiana.
Deixe o seu comentário