Mãe... Mamãe... Mama Eu amo minha mãe!

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 09 de maio de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Fazer coluna sobre mãe não é uma tarefa fácil. O que falar sobre mãe, essa criatura que nos conforta, que nos ama incondicionalmente? Escolhi essa letra de música, pois minha mãe cantava sempre pra mim e minhas irmãs quando criança. A música faz parte da minha infância não só na voz da minha mãe, mas também na voz de grandes cantores que ainda tenho o privilégio de ouvir. 

 

Mamãe

Compositores: (Herivelto Martins/David Nasser/Washington Harline)

Ela é a dona de tudo,

Ela é a rainha do lar,

Ela vale mais para mim,

Que o céu, que a terra, que o mar,

Ela é a palavra mais linda,

Que um dia o poeta escreveu,

Ela é o tesouro que o pobre,

Das mãos do senhor recebeu,

Mamãe, mamãe, mamãe,

Tu és a razão dos meus dias,

Tu és feita de amor e esperança,

Ai, ai, ai, mamãe,

Eu cresci, o caminho perdi

Volto a ti e me sinto criança

Mamãe, mamãe, mamãe,

Eu te lembro chinelo na mão,

O avental todo sujo de ovo,

Se eu pudesse,

Eu queria outra vez mamãe,

Começar tudo, tudo de novo


"Minha mãe é mineira e neta de portugueses, e esse ano comemoraremos a data com um delicioso cozido. Fica aí a dica para aqueles que ainda não sabem o que preparar. O cozido é um prato barato, próprio para essas ocasiões, pois rende a contento. E, principalmente, é saboroso!”

 

Glossário

COZIDO – Prato à base de carnes e embutidos, legumes, verduras, ovos cozidos e, às vezes, banana, que são cozidos juntos, e com temperos, na mesma panela. Normalmente o prato é único na refeição, e tem como acompanhamento um pirão feito com o próprio molho do cozimento. O primeiro "cozinhado” ferveu, possivelmente, em vaso de barro, no período neolítico ou no fim do período anterior. Trazido de Portugal para o Brasil, já era comentado com entusiasmo por Debret, no início do século XIX. Em Portugal, prepara-se com carne de vaca, presunto, carne de porco salgada, salsicha, arroz, repolho picado, molho de tomate e grão-de-bico, e é servido em três etapas: primeiro, caldo com arroz; depois, repolho, grão-de-bico e molho de tomate; por fim , as carnes, acompanhadas de batatas cozidas. A sobra do caldo é usada para preparar uma sopa ou para cozinhar arroz.

 

Receita

COZIDO PORTUGUÊS

Ingredientes:

1 kg de acém ou peito de boi cortado em pedaços

1 colher (sopa) de óleo

1 paio

1/2 kg de linguiça calabresa defumada

2 linguiças de cordeiro picantes

300 g de toucinho defumado cortado 

em pedaços grandes

6 pedaços de frango sem a pele

2 litros de água quente aproximadamente

200 g de abóbora cortada em pedaços

3 cenouras cortadas em 3 partes

5 batatas grandes em pedaços

2 mandiocas cortadas em pedaços

2 espigas de milho em 3 partes

4 mandioquinhas em pedaços

4 cebolas

8 dentes de alho com a pele

1/2 repolho com as folhas separadas e inteiras

1 maço de cheiro-verde picado

2 bananas-da-terra

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca

sal

azeite e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Refogue a carne no óleo. Reserve. Na mesma panela, refogue o frango e reserve. Devolva à panela a carne e acrescente o toucinho. Cubra com água quente e cozinhe em fogo baixo até a carne começar a ficar macia. Se necessário, adicione mais água. Junte o frango, as linguiças e o paio, e cozinhe por mais 15 minutos. Ponha a abóbora e a cenoura e cozinhe por 10 minutos. Junte agora a batata, a mandioca e o milho e cozinhe por mais 10 minutos. Adicione a mandioquinha, a cebola e o alho e cozinhe por mais 15 minutos. Junte metade do cheiro-verde e mexa. Durante o tempo de cozimento, adicione água quente aos poucos, deixando bastante caldo. Por último, acrescente o repolho e tempere com o sal e a pimenta. Quando tudo estiver cozido e macio, retire caldo suficiente para preparar o pirão. Ponha a farinha de mandioca e o cheiro-verde restante em uma tigela e acrescente aos poucos o caldo do cozimento quente. Mexa com um garfo e regue com azeite. Sirva o cozido em uma travessa, junto com as bananas e acompanhado de pirão quente. Retire os legumes conforme eles ficarem macios para evitar que desmanchem.

Rendimento: 8 a 10 porções.

Notas: Querendo, vocês podem acrescentar outros legumes. Grão-de-bico também fica excelente e batata-baroa dá um sabor especial. Mini cebolas além de sabor ajudam na decoração do prato e cozinhar o milho numa água separada e sem sal, faz com que os grãos não se separem. Fica mais bonito, é pura estética. Querendo dar mais gosto ao pirão do cozido, refogue cebola, alho e louro e tomate sem pele e semente e acrescente à água do cozido. Fica ainda mais saboroso. Arroz branco também é um bom acompanhamento.


BOM APETITE E FELIZ DIA DAS MÃES!


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade