Lutar pelo que deseja

sexta-feira, 15 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Thereza Freire Vieira (*)

É importante saber o que se quer e lutar para conseguir. A vida é uma luta contínua e deve ser vivida plenamente. 
Quantas coisas o idoso gostaria de fazer mas não tem capacidade de tomar uma atitude, de ir à luta. Esqueceu-se de que viver é lutar? O que importa não é o quanto se vive e sim como se vive. Existe um meio melhor de viver do que fazer as coisas que sonha, que gosta e que lhe daria prazer? 
É por esse motivo que existe a Universidade da Terceira Idade, que até pela televisão pode ser acompanhada, e com direito a escolher o que se deseja saber, conhecer, estudar, embora muitas vezes a família ache que está velho demais para fazer essas bobagens. Para que estudar se está velho? Há tempo para viver e tempo para morrer e enquanto está vivo deve viver a sua vida como deseja, como lhe dá prazer.
Deve fazer tudo que quer, que pode, que lhe dá prazer e que não prejudica a ninguém. E no que consiste a liberdade do ser humano. 
Se deseja aprender artes plásticas, se foi sempre o seu sonho, vá em frente. Existem professores que terão prazer em ensiná-las, pode ser que não chegue a ser um Portinari, mas a alegria que lhe dará quando conseguir pintar a sua primeira tela será gratificante e lhe fará um grande bem. 
Gosta de cantar? Por que não procura um grupo, um coral e não testa a sua voz, não canta? Se for aceito e acompanhar os ensaios, garanto que será grande a sua alegria quando se apresentar em recitais, em clubes, em igrejas! 
Se tem facilidade com o violão, o bandolim, o piano ... Seja qual for o instrumento, procure um professor que terá grande prazer em ensiná-los a tocar. 
E será também o melhor meio de encontrar pessoas de todas as idades, com o mesmo gosto, a mesma sensibilidade, oportunidade para trocar idéias, de interessar-se pelas pessoas que estão ao seu redor.

(*) médica geriátrica e escritora, colaboradora de jornais e revistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade