Lumiar e São Pedro garantem colorido especial de Natal

quarta-feira, 02 de dezembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

As fortes chuvas dos últimos dias atrasaram os trabalhos, mas não esfriaram os ânimos de quem há quase uma semana se dedica a enfeitar Lumiar e São Pedro da Serra para as festas de fim de ano. Dos cinco cenários escolhidos para ganhar luz e cor, quatro ficaram prontos entre sábado passado e a tarde desta terça: a praça, a escadaria e o campanário da igreja e o Largo do Estrela, na vila de São Pedro, e entorno da lagoa, em Lumiar. E até a próxima sexta, dia oficial do lançamento do evento Natal Iluminado, os organizadores prometem concluir o mais complexo de todos: o desenho com mangueiras de luzes dos contornos e detalhes das antigas casas e do belo casarão que circundam a Praça de Lumiar, além do coreto e de árvores que fazem parte do conjunto.

A primeira edição do Natal Iluminado, evento coordenado pelo Circuito de Ecoturismo e Artes Lumiar e São Pedro da Serra, é um exemplo de quanto um pouco de criatividade e de vontade de doar – seja energia, talento ou recursos – podem fazer. Quem está nas ruas construindo e enfeitando presépios, fixando mangueiras de luzes e preparando as árvores de Natal são pousadeiros, artesãos e até músicos. E quem garantiu os recursos necessários foram os pequenos empresários e mesmo simples moradores, com a ajuda de sete grandes parceiros do centro de Friburgo (Energisa, Águas de Nova Friburgo, EBMA, Gráfica Nacif, Superpão, Sebrae e Acianf), que entraram com o equivalente a 30% do total investido, que beirou os R$ 19 mil.

Mesmo antes de tudo pronto, os primeiros resultados desse esforço já transpareciam nos olhares e sorrisos dos próprios moradores. Sábado passado, quando a Praça de São Pedro ganhou suas primeiras luzes – que desenharam as árvores, o antigo coreto e o centro de informações turísticas – não houve quem não ficasse em estado quase de transe. “Nunca vi a vila tão bonita para o Natal”, comentou Fátima Barroso, de uma tradicional família do 7º distrito. “Passei o começo da noite fazendo foto para os turistas”, emendou uma funcionária da pousada São Pedro, que fica bem na praça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade