De 11 a 15 de novembro Lumiar será palco de um grande show de música popular brasileira, organizado pela empresa de eventos Serra Sons, a mesma que trouxe Beto Guedes, em julho. A realização é da empresa Cartão Postal, e Anderson Pomar é um dos responsáveis pela organização do festival—que será aberto com show de Lulu Santos. Estão confirmadas as presenças de Milton Nascimento, Alceu Valença, Zeca Baleiro, Boca Livre, Inimigos do Rei, Toninho Horta, entre outros.
Durante o dia haverá palestras em São Pedro da Serra com a participação de Wagner Tiso, Nelson Mota e Márcio Borges, além de personalidades de Nova Friburgo, e um encontro de poetas no Corujão da Poesia. Enfim, um megaevento para celebrar a vida artística e cultural em nosso município.
Segundo Anderson, realizar um show dessa grandeza em Lumiar, considerando a estrutura local, tem o objetivo de transformar, a longo prazo, a região de Lumiar num polo de entretenimento cultural, ecoturístico, gastronômico e de hospedagem. “Nova Friburgo é uma cidade linda com um potencial turístico incrível. Em particular, Lumiar manteve o charme que alcançou seu ápice na década de 80. As pessoas que estão hoje na casa dos 50 anos e que frequentavam o lugar, sentem certa nostalgia. Os shows foram cuidadosamente escolhidos, direcionados para este público. Queremos atrair famílias inteiras, que vão se hospedar em pousadas, frequentar restaurantes, lanchonetes, bares, comprar produtos típicos, enfim, consumir em todos os segmentos comerciais da região. Quanto à estrutura, estamos fazendo um projeto logístico amparado na sustentabilidade”, esclareceu.
Um dos problemas que o público poderia ter, transporte, o empresário assegurou que está solucionado. A Faol já teria sido notificada sobre o evento e a parceria foi acertada, como ocorreu, sem nenhum problema, no show do Beto Guedes, em julho. Anderson garantiu que vai haver ônibus durante toda a noite e madrugada. “Além disso, uma empresa de turismo receptivo, a Canoa da Serra, foi contatada para transportar as pessoas que estiverem hospedadas no Centro e Mury, e assim, diminuir o número de carros em circulação na estrada. Uma campanha vai divulgar a alternativa destes veículos e pedirá à população que use os coletivos, pois certamente acontecerão blitzes da lei seca. Mesmo assim, criamos dois grandes bolsões para estacionar cada um, 300 carros: em frente ao Bar’budo, na estrada, e o outro ao lado do varandão na entrada do Vale dos Peões, todos com possibilidade de ir a pé ao local do show”, adiantou.
A segurança será feita por 120 homens, o maior contingente que a região já teve, contratados por empresa especializada com a missão de manter a ordem e a paz. Anderson acredita que o tipo de público-alvo, apreciador de MPB no estilo mais para ouvir do que para dançar, também vai colaborar. Na área externa, atuarão a Guarda Municipal e a Autran, que assim como a Polícia Militar, foram parceiros no show do Beto Guedes, sem nenhum registro de transtorno para a população.
“No pedido encaminhado à Prefeitura sugerimos que, com nosso suporte, a Prefeitura tenha uma base em Lumiar para que o código de posturas seja devidamente aplicado e assim, evite a presença de camelôs na área externa do evento e os comerciantes legalizados possam vender seus produtos com tranquilidade. Esperamos que a secretaria de Serviços Públicos esteja presente, assim como a secretaria de Turismo, para registrar e cadastrar os turistas potenciais da cidade, e posteriormente produzir imagens para divulgação. Vinte barracas estarão a serviço da gastronomia, oferecendo desde a culinária japonesa até o tradicional churrasquinho da cozinha brasileira. O público terá inúmeras opções para desfrutar de um variado cardápio.”
O empresário ressalta que todos os eventos que promove são baseados no pilar da sustentabilidade. Assim como no show de Beto Guedes sua equipe trabalhou pela recuperação da mata ciliar do encontro dos rios, a proposta agora é apadrinhar a introdução da coleta seletiva de lixo na região, assim como ajustar parcerias com a cooperativa de catadores para neutralizar os carbonos emitidos e trabalhar com o resíduo zero após o evento.
Quanto à legalização do evento, de acordo com Anderson, todos os procedimentos burocráticos estão dentro do prazo. Os pedidos de praxe foram encaminhados e protocolados nos órgãos competentes. “Temos conhecimento da preocupação do secretário municipal José Carlos Motta (Turismo), afinal ele foi a primeira pessoa a nos dar uma carta de apoio em nosso primeiro show. Para nós, o elogio dele ao nosso trabalho valeu como um troféu. Não é à toa que este evento tem a chancela do governo do estado do Rio de Janeiro, afinal, passamos por um rigoroso pente fino onde nossa empresa e seus sócios não poderiam ter nenhuma pendência para aprovação. Entre 1.600 projetos e 300 e poucos aprovados, o nosso foi o quarto com maior aporte e o único de Nova Friburgo. Isso mostra a seriedade do projeto e o próprio vice-governador, Pezão, é um entusiasta da revitalização da região”.
Paralelo ao evento haverá ainda o Festival de Trutas comandado pelo presidente do Convention Bureau, o conhecido Dê, e à noite, shows nos dois palcos montados numa arena do campo de Lumiar. Nos intervalos das atrações, artistas da região e convidados tocarão o novo som da MPB. “Este é o maior festival do país, no gênero. Com certeza será muito apreciado por todos que comparecerem”, garantiu o empresário.
Veja a programação na íntegra no site www.serrasons.com.br. Mais informações através dos telefones (22) 2542-3048 e 9925-6648.
Deixe o seu comentário